Dor de ouvido frequente, principalmente após um quadro de infecção de garganta, pode ser sinal de Otite, uma inflamação bacteriana do ouvido médio, localizado entre o tímpano e o ouvido interno. É causada por vírus e bactérias que migraram da garganta até o ouvido e se multiplicam.
A função do tímpano é identificar a fonte sonora e amplificá-la até a chamada orelha média, a qual estabelece ligação com o nariz. Nesta região, o som deve atingir os canais semicirculares (labirinto).
Sintomas e Causas
Secreção local, febre, dor forte e diminuição da audição. Se não for tratada adequadamente, o quadro da inflamação pode se agravar e ocorrer a ruptura da membrana do tímpano.
Denominada de otite média aguda, é causada por uma infecção bacteriana ou viral, que provoca inflamação e obstruções das vias. Em casos graves, a falta de tratamento específico pode levar à perda total da audição.
A maioria dos casos possui prevalência após resfriados, gripes e infecções respiratórias ou de garganta, podendo atingir pessoas de qualquer idade.
Vacinas
Mais indicada em crianças, as vacinas contra o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae protegem contra diversas infecções (otite média e amidalite). A dose consegue reduzir a incidência de otite em cerca de 6% da população infantil.
Para o tratamento, antibióticos e analgésicos devem ser prescritos pelo médico. Os sintomas devem desaparecer em até três dias, mas se houver uma perda auditiva grande, o indicado é investigar se há sinais de secreção retida atrás da orelha média.
Prevenção e recomendações