Nervosismo e preocupação com algo que ainda não aconteceu ou ficar pensamento por muito tempo em algo, podem fazer mal à saúde. O conjunto destes sentimentos é denominado ansiedade. Trata-se de um estado de atenção que o corpo se encontra, podendo ser um alerta para cuidar mais da saúde e da mente.
É normal sentir insegurança e com expectativa em torno de uma situação, até um certo grau controlável. Porém em alguns casos, isso pode levar a problemas psicológicos e transtornos alimentares, causando efeitos à saúde. Se já está atrapalhando a vida, é alerta vermelho.
Efeitos da ansiedade
O sentimento de ansiedade pode trazer a incapacidade de realizar as tarefas rotineiras, consequentemente deixando as responsabilidades e compromissos por fazer. Quando muito elevado, o estado de ansiedade pode evoluir para:
Sintomas e Cuidados
A pessoa com quadro acentuado de ansiedade pode sentir:
A principal recomendação é procurar orientação médica e o cuidado com os sintomas.
A alimentação também pode ajudar. Prefira consumir alimentos que contenham Ômega 3 e Vitamina C, como salmão e atum, frutas como banana, morango, manga, acerola e limão, além de arroz integral e cereais, que auxiliam no metabolismo. É importante evitar café e bebidas alcóolicas.
O ideal é ter sempre um kit "anti ansiedade", para não sair atacando a geladeira.
Combinar uma dieta equilibrada, atividades físicas regulares e manter a rotina social, fazem parte da receita ideal para driblar a ansiedade. É importante consultar um médico para quadros severos dos sintomas.