As futuras mamães podem e devem se manter ativas durante a gestação. As atividades físicas são excelentes aliadas para oferecer bem-estar, saúde e sobretudo manter a forma.
Mas, lembre-se: antes de iniciar qualquer exercício, é fundamental consultar um médico para orientar qual o melhor tipo e a intensidade, pois o cuidado com o bebê e o corpo da mãe é importante.
Gestação em forma
Exercícios moderados podem facilitar o trabalho do parto, além de melhorar a flexibilidade, prevenir a prisão de ventre e ajudar na manutenção do peso ideal.
É bom ficar atenta aos desconfortos como mal-estar e enjoo durante a atividade e consultar o médico para aconselhamento adequado. A gravidez já representa um esforço extra ao coração da mulher, tendo que manter a pulsação abaixo de 145 batimentos por minuto.
Dicas e recomendações
Ingerir bastante água e não se esforçar acima do que o médico orientar, respeitar sempre o limite do corpo. Veja mais dicas:
Atenção, mamães! Esportes como futebol, basquete e outras atividades radicais devem ser evitadas. Levantamento de peso e corrida, por exemplo, por sobrecarregarem demais os ligamentos, não devem ser praticadas durante a gestação. Cuidar da saúde exige carinho, dedicação e muito amor.