Foi inaugurada, na última sexta-feira (29), uma brinquedoteca na Unidade Pediátrica do Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas, na cidade de Hortolândia (SP), visando oferecer à criança um espaço adequado para exercer o direito fundamental de brincar, amenizando assim seu sofrimento durante a hospitalização e garantindo seu equilíbrio emocional e intelectual.
Em uma área de 25m², a nova estrutura conta com jogos e brinquedos diversos, mesa para atividades, salinha de cinema e livros para todas as faixas etárias. As crianças também terão acesso às sessões de arteterapia, processo fundamental na recuperação de pacientes e na humanização do ambiente hospitalar.
O projeto é da ONG Hospitalhaços, uma Organização Não Governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. Atualmente, está presente em 22 hospitais, sendo 19 públicos e três privados. A ideia chega a Hortolândia com o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, que viabilizou a implementação da brinquedoteca e irá custear a manutenção da área no primeiro ano. “Procuramos sempre incentivar ações que promovam a saúde e o bem-estar da população, inclusive na nossa região”, afirma o vice-presidente Institucional da EMS, Marcus Sanchez. A empresa realiza uma coerente política de trabalhos sociais e o foco no público infantil já é uma prática da EMS, que também mantém em Hortolândia, desde 2008, em parceria com a Prefeitura local, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Emiliano Sanchez, com atendimento a 210 crianças da comunidade e filhos de colaboradoras da farmacêutica.
Na região, os Hospitalhaços já contam com brinquedotecas no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, e no Hospital Estadual de Sumaré. Pesquisas junto aos pacientes dessas unidades constataram que o tratamento vai além da medicação e da tecnologia. O brinquedo e o entretenimento ajudam a superar os traumas inerentes aos processos de enfermidade e internação e resultam em benefícios significativos, tais como: crianças deprimidas e apáticas passam a participar das brincadeiras e jogos; aumento da aceitação na realização dos exames e tratamentos; diminuição da ansiedade na internação; aceleração da recuperação pós-operatória, tornando a imagem da hospitalização mais positiva; melhoria da comunicação com a equipe médica; diminuição do estresse para a família; melhoria do relacionamento entre profissionais, pacientes e familiares.
Além de apoiar propostas sociais e que visam humanizar o tratamento dentro de hospitais, a EMS também está ao lado da cultura, como patrocinadora de iniciativas no teatro, literatura, música e cinema. São frequentes ainda os investimentos em projetos que estimulam a educação, os esportes e o cuidado com o meio-ambiente.
Sobre a EMS
Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, pertencente ao Grupo NC. Com aproximadamente cinco mil colaboradores e mais de 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. Com unidades produtivas em São Bernardo do Campo, em Jaguariúna e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos, além de contar com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo, a EMS exporta para mais de 40 países - www.ems.com.br.
Sobre a Hospitalhaços
A Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde. Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, atualmente atende 22 hospitais, mantém e administra cinco brinquedotecas, conta com 3 mil voluntários cadastrados e 410 palhaços atuantes, e realiza mais de 30 mil atendimentos mensais.
Mais informações para a imprensa:
Grupo CDI Comunicação e Marketing
Caroline Vaz – caroline.vaz@cdicom.com.br (11) 3817-7946
Flávia Tavares – flavia@cdicom.com.br (11) 3817-7914/7953