EMS fica entre as empresas com melhores IDHOs
15/10/2008
COMPARTILHE
TAGS
  • EMS fica entre as empresas com melhores IDHOs
  • prêmio EMS
A EMS, líder no mercado farmacêutico nacional, ficou este ano entre “As 100 Melhores Empresas Brasileiras em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO)", com destaque na dimensão Sustentabilidade. O prêmio, promovido pela Gestão & RH Editora, está em sua segunda edição e é inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede os países a partir de indicadores como educação, saúde, longevidade e renda per capita.

“A premiação é o reconhecimento de um esforço permanente da EMS em oferecer produtos de qualidade dentro de um clima organizacional de satisfação e profissionalismo. A empresa atua continuamente no desenvolvimento de seus colaboradores e na manutenção de um ambiente de trabalho dinâmico e ativo", diz Telma Salles, diretora de Relações Externas da empresa.

A presença da EMS no prêmio, divulgado no começo de outubro, é resultado de uma série de iniciativas e práticas adotadas no cotidiano: política de incentivo à participação dos colaboradores em ações de responsabilidade social; Sistema de Gestão Ambiental (SGA) certificado pela ISO 14001:2004, comprovando que a empresa atua de acordo com a legislação ambiental e adota procedimentos para proteger o meio ambiente; projetos de redução de custos de processos industriais e administrativos, visando disponibilizar para os consumidores produtos com qualidade e preço acessível; e atividades de aprendizagem contínua, de modo que os colaboradores tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Concebido e coordenado por Alexandre Garrett, editor e publisher da Gestão & RH, o estudo foi realizado pelo professor Takeshy Tachizawa, doutor em Administração pela FGV, e contou com o apoio da empresa Deloitte.

No último mês de abril, a EMS também recebeu destaque da Gestão & RH na segunda edição da pesquisa “As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa”, que considerou especificamente as ações de responsabilidade social e de preservação do meio ambiente realizadas pelas corporações brasileiras.

IDHO: a pesquisa

A pesquisa “As 100 Melhores Empresas Brasileiras em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO)" avaliou as maiores organizações dos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços que atuam na economia nacional (critério da Revista Exame).
 
Inicialmente, levantou-se a dimensão de Cidadania Corporativa nas empresas, etapa realizada no período de abril a julho 2008. A segunda etapa foi efetuada entre maio a agosto de 2008, com coletas de dados por meio de questionários eletrônicos, encaminhados aos profissionais de RH e aos executivos das mil maiores empresas brasileiras ("Melhores e Maiores", da Exame). Além de questionários, foram consideradas, para fins de análise adicional, informações disponibilizadas nos sites corporativos das mesmas empresas da amostra pesquisada (458 empresas, do total de mil organizações), como balanços sociais e relatórios de sustentabilidade.

A pesquisa considerou, também, informações específicas encontradas nos sites do Instituto Ethos, Ibase, Bovespa e do IBGC e nas revistas e publicações especializadas em negócios. As empresas, em função dos resultados obtidos pelo estudo, foram classificadas de acordo com o seu desempenho em desenvolvimento humano organizacional, obedecendo ao critério das cinco dimensões: Cidadania Corporativa, Capital Humano (clima organizacional e qualidade de vida), Governança Corporativa, Transparência e Sustentabilidade.


Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro em unidades comercializadas e em faturamento. Com capital 100% nacional, a empresa tem mais de 40 anos de atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, OTC e produtos de higiene pessoal. Possui duas plantas produtivas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 15 países.


Informações para imprensa:
LVBA Comunicação (11) 3039-0660. www.lvba.com.br
Ada Mendes (11) 3039-0688. E-mail:  ada.mendes@lvba.com.br
Letícia Wiederkehr (11) 3039-0693. E-mail: leticia.wiederkehr@lvba.com.br

Atenção jornalista: a AutoCorreção do programa Microsoft Word da maioria dos computadores corrige a grafia EMS para SEM. Para evitar esse erro em suas matérias, basta desabilitar essa opção automática no item Ferramentas.