Detentora do maior portfólio de genéricos do País, com mais de 500 apresentações de produtos, a Divisão EMS Genéricos traz, neste primeiro semestre de 2012, uma campanha que promete mexer com o emocional dos consumidores. Com o conceito “Sua vida mais azul”, a Divisão buscou conceitos mais subjetivos. “Os produtos da EMS são conhecidos pelo slogan ‘O genérico da caixa azul’, com o qual destacamos a economia dos nossos medicamentos e a acessibilidade ao consumidor. Na campanha que apresentamos agora, trazemos também os atributos ‘segurança, cuidado, carinho e amor’, fundamentais para que nosso consumidor continue a contar conosco”, diz Marco Miguel, diretor de Marketing da Divisão.
Para o desenvolvimento desses conceitos emocionais, a EMS criou uma pelúcia com a forma de sua logotipia, que foi destacada em diversas imagens para os anúncios, exibidos pelo País em front lights, empenas, bancas de jornal, adesivação de catracas em metrô, busdoor, entre outras mídias out of home. Estas ações fazem parte de um pacote que contempla também inserções, com início neste mês de maio, de spots em rádios de âmbito nacional, entre elas, CBN, Bandeirantes, Antena 1 e Tupi FM e AM.
O plano global da campanha, que permanecerá na mídia até fevereiro de 2013, recebe investimentos de R$ 30 milhões. O objetivo da iniciativa é manter o crescimento conquistado em 2011, quando a Divisão EMS Genéricos registrou cerca de 40% de incremento no seu faturamento, superando, inclusive, a projeção inicial de crescer 30%.
EMS Genéricos
Esta divisão da EMS é responsável pela fabricação e comercialização de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticóides tópicos e antigripais. Em 2011, a EMS Genéricos movimentou R$ 2,1 bilhões, que representam um crescimento de quase 40% em relação a 2010, e contabilizou 137,2 milhões de unidades comercializadas, que significam um crescimento de 21,2% em relação ao período anterior. “No ano passado, trabalhamos com o lançamento de novas moléculas, sendo a rosuvastatina nosso principal produto, com o qual já registramos 61% de share no mercado de genéricos”, destaca Marco Miguel, que espera que a Divisão EMS Genéricos atinja mais do que 40% de crescimento até dezembro. “Para isso, já temos planos de mais lançamentos. O objetivo é continuar crescendo, investindo em P&D e em novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e o aumento de nosso portfólio e market share, ampliando sempre mais o acesso a tratamentos médicos”, afirma o diretor.
Para acompanhar esse crescimento, em 2012 a Divisão EMS Genéricos reforça os investimentos em PDV. “Continuaremos com o ACADEMS (Projeto de Capacitação no Varejo Farmacêutico) e com o programa de visitação à fábrica da EMS. Ainda este ano, também pretendemos ampliar o Programa de Trade Onda Azul, que já totalizou 1.823 estabelecimentos atendidos ao longo de três anos. Nossa meta agora é dobrar este número”, conta Marco Miguel. “Acompanhamos de perto o dia a dia dos pontos de venda para que possamos entender as necessidades de nossos clientes. As ações B2B também são discutidas diariamente, com a finalidade de promover os genéricos no varejo, por meio de projetos de capacitação dos colaboradores do varejo ou de ações específicas de divulgação”, completa o executivo.
A preocupação com o meio ambiente é uma constante para a EMS Genéricos. Em 2011, a empresa realizou projeto-piloto em parceria com a Rede Farmes, do Espírito Santo, em que foram distribuídas, em dezenas de pontos de vendas, sacolinhas 100% compostáveis para entrega ao consumidor no momento da compra. A empresa também apostou na distribuição de coletores para o recolhimento de medicamentos vencidos, visando o seu descarte de maneira adequada. Cerca de 100 coletores foram instalados nas unidades da Rede Farmes, no Espírito Santo, e em alguns PDVs da cidade de São Paulo. Para este ano, já foi iniciada a ampliação desta proposta para outros estados.
Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, é a maior multinacional brasileira do setor. O laboratório tem atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, produzindo medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina. A empresa está em franca expansão, com a construção de mais três outras fábricas em Manaus (AM), Brasília (DF) e Jaguariúna (SP) e de uma nova unidade de embalagens em sua sede de Hortolândia. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 40 países. São mais de 2 mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A EMS, como uma das farmacêuticas nacionais acionistas da recém-criada joint venture BioNovis, está investindo fortemente em 2012 e nos próximos anos no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica. Foi a primeira indústria brasileira a submeter à avaliação da Anvisa medicamentos biológicos biossimilares de alta complexidade.
Atenção jornalista: a AutoCorreção do programa Microsoft Word da maioria dos computadores corrige a grafia EMS para SEM. Para evitar esse erro em suas matérias, basta desabilitar essa opção automática no item Ferramentas.
Informações para a imprensa:
Barcelona Soluções Corporativas
Carol Miranda: carolina@barcelonasoluções.com.br – tel (11) 3019-3094
Bruno Viécili: bruno@barcelonasolucoes.com.br – tel (11) 3019-3091