EMS investe em campanha para fortalecimento do Bálsamo Bengué
26/08/2011
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A EMS, indústria farmacêutica líder do Brasil, por meio da sua divisão EMS Consumo, prepara, para a segunda quinzena de setembro, o lançamento do ‘Ritmo Bengué’, campanha de divulgação da linha Bálsamo Bengué, tradicional marca de produtos voltados ao tratamento de contusões, torcicolos, dores musculares e reumáticas. O investimento nessa ação, que permanecerá na mídia até dezembro deste ano, será de R$ 22 milhões. O objetivo é manter o bom desenvolvimento conquistado pelo produto no mercado de anti-inflamatório tópico, além de dar continuidade à consolidação da marca e reforçar a mais nova versão, em aerossol, lançada no final de 2010.

De acordo com o gerente de Marketing da EMS Consumo, Everton Schemes, a ação terá uma abordagem divertida, moderna e inovadora para a categoria. Traz como mensagem central ‘2011, o ano do funk de Bálsamo Bengué. A Pancadinha e o Pancadão que ninguém vai deixar de ver e de lembrar’.  “Apostamos em uma comunicação diferenciada, com ações que visam os diversos públicos-alvo do produto, ou seja, do jovem ao idoso”, explica o executivo. Segundo Schemes, a campanha traz características bem brasileiras. “Utilizamos o ritmo do funk no jingle porque é de fácil memorização. É também alegre e marcante, o que aproximará ainda mais o produto do consumidor”, acrescenta o gerente de marketing.

O Bálsamo Bengué tem atingido um crescimento ininterrupto. De 2009 para 2010, a marca teve um incremento de 71% no mercado, o maior aumento registrado na sua categoria. Comercializado pela EMS há 20 anos, é um dos principais produtos da divisão EMS Consumo, disponível no mercado nas versões gel, pomada e aerossol. Com a campanha, a embalagem do Bálsamo Bengué ganhou um visual mais moderno, em cores fortes e atraentes, com um tom mais vivo.


A Campanha
Com um conceito de 360º, ou seja, de interação com todos os públicos e mídias, o “Ritmo Bengué” irá narrar mensagens que serão divulgadas em mídias como TV, rádio, revistas e internet e que atingirão também os PDVs.

Nesta campanha, o produto estará na mídia da seguinte forma:

TV: serão realizadas inserções em programações diversas da TV aberta, além das ações de merchandising. Os comerciais serão veiculados nas principais emissoras do País, em nível nacional, com estimativa de 120 milhões de consumidores impactados.

Rádio: irão ao ar ações publicitárias em rádios como Transamérica, Capital, Band News e Rádio Tupi FM. Nessas emissoras, além de spots comerciais, serão realizadas ações de patrocínio em programas esportivos, jingles, vinhetas e testemunhais.

Revistas: na mídia impressa, o produto ganhará destaque em revistas de variedades, de esportes, de circulação nacional, com anúncios de páginas duplas e página simples, seguindo uma sequência de publicações até o mês de dezembro.

Internet: alguns portais de notícias como MSN e Hotmail trarão banners sobre o produto. A campanha ainda terá forte atuação nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. Entre as ações na internet, estão inclusas promoções-relâmpago em redes de relacionamento com ativações de players, divulgações em sites e blogs de grande audiência, além de ringtones do Pancadão Bengué.

Concurso Cultural
Essa é outra vertente da campanha, cujo objetivo é promover total integração com a marca, estimulando a criatividade do consumidor e interagindo com as redes sociais. Para participar, o internauta deverá produzir um vídeo de própria autoria, cantando e dançando o ‘Pancadão Bengué’ - tema da campanha. Após efetuar seu cadastro no www.ritmobengue.com.br, o vídeo será postado no hotsite. Os mais votados ganharão prêmios quinzenais como iPad e videogame Nintendo Wii. Ao final do concurso, o melhor vídeo eleito pela comissão julgadora receberá uma TV 3D de 43 polegadas. As normas do concurso estarão descritas no endereço eletrônico do concurso. “As ações na internet visam movimentar ainda mais a campanha e atuar de forma direta com o público jovem. As redes sociais darão suporte ao hotsite, com informações e ações que interajam com o público”, acrescenta Schemes.

Materiais para PDVs: novas peças de comunicação e materiais de merchandising serão distribuídos nos mais diversos pontos de vendas. A campanha ainda contará com programas de incentivo às equipes de vendas.

Circuito das Estações
Em parceria com a revista de corrida O2, a Divisão Consumo estará envolvida em algumas etapas do Circuito das Estações – corridas de rua que se realizam em sete capitais brasileiras, representando as estações do ano. A parceria inclui a divulgação do Bálsamo Bengué, com o produto em destaque nas tendas de massagens, estandes e blitzes promocionais.


Ficha técnica Campanha Pancadão Bálsamo Bengué
Agência: We Comunicação
Criação: Eduardo Tajes, Cristiano Gonçalo, Christopher Chefel
Planejamento: Carlos Pinto
Atendimento: Daniel Ivanov, Tiago Lima
Diretor Executivo: Piero Motta
VP Mídia: Fábio Rosinholi
Cliente: Everton Schemes, Tatiana Comis
Produtora: Black Maria
Diretor do Filme: Afonso Poyart
Produtora de Áudio: Lua Nova


Ficha técnica do produto
BÁLSAMO BENGUÉ
Fornecedor: EMS
Produtos da divisão: EMS Consumo
Princípio Ativo: Mentol + Salicilato de Metila
Apresentação: Gel 0,10g/g + 0,15g/g com 20g; Pomada 0,25g/g + 0,25g/g com 20g; Aerossol 0,10g/g + 0,50g/g com 60g
Número do MS: 1.0583.0226
Indicações: dores reumáticas, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares
Contraindicações: É contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formula.
 
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. BÁLSAMO BENGUÉ É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SAC: 0800.191914 / 0800.191222

Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, é a maior empresa multinacional brasileira do setor. Com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, o laboratório produz medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina, como clínica-geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, reumatologia, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia e urologia. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores da América Latina. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 30 países. São cerca de duas mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A força de vendas da EMS é a maior do setor, com aproximadamente 1,5 mil propagandistas, que realizam mensalmente 400 mil visitas médicas. A empresa ainda realiza um Programa de Visitas especialmente voltado para médicos e irá receber, apenas este ano, mais de dois mil profissionais da área em sua sede de Hortolândia. A EMS vem batendo sucessivos recordes, principalmente no que se refere à produção. A empresa já deu início ao aumento da capacidade produtiva para 480 milhões de unidadesarcelonasolucoes.com.br
Vanessa Meriqui - vanessa@barcelonasolucoes.com.br