EMS Genéricos lança projeto-piloto para o varejo farmacêutico
09/09/2011
COMPARTILHE
TAGS
  • EMS Genéricos lança projeto-piloto para o varejo farmacêutico
  • lançamento EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico brasileiro, por meio da Divisão EMS Genéricos, promoverá, no próximo dia 14, a 2ª Confraria de Marketing Farmacêutico, que este ano tem foco em “Inovação e Sustentabilidade no Varejo Farmacêutico”. Durante o encontro, em São Paulo, a empresa lançará projeto-piloto voltado ao meio ambiente: um modelo inédito de sacolinhas elaboradas com bioplástico, que já possuem certificação biodegradável e compostável, para serem distribuídas em farmácias e drogarias. Outra ação a ser apresentada consiste no desenvolvimento da chamada logística reversa, para recolhimento de medicamentos vencidos nos pontos de venda.
 
Sacolinhas 100% compostáveis
 
As sacolinhas 100% compostáveis serão inicialmente entregues para o consumidor no momento da compra, nas 90 unidades da Rede Farmes no Espírito Santo. “Na verdade, queremos começar a disseminar a cultura da não-utilização de sacolinhas nos PDVs, pois os medicamentos já vêm em embalagem que garante o armazenamento seguro se mantida em local adequado”, explica o diretor de Marketing da EMS Genéricos, Marco Aurélio Miguel. “Mas, se for realmente inevitável o seu uso, melhor que elas sejam feitas com o bioplástico”. Segundo o executivo, a ideia é começar em um Estado e, posteriormente, ampliar a iniciativa para todo o País.
 
Recolhimento de medicamentos vencidos
 
O projeto de logística reversa envolve a distribuição de coletores para o recolhimento de medicamentos vencidos, visando o descarte de maneira adequada. A princípio, os coletores serão instalados também nas unidades da Rede Farmes, no Espírito Santo, e em alguns PDVs da cidade de São Paulo. “O consumidor poderá entregar seus produtos vencidos nas lojas participantes da campanha. O farmacêutico responsável de cada estabelecimento realizará os devidos registros e encaminhará os medicamentos à cooperativa previamente contratada pela drogaria ou farmácia para o descarte correto”, acrescenta Miguel.
 
Inovação e Sustentabilidade
 
A 2ª Confraria de Marketing Farmacêutico será realizada no Hotel Golden Tulip Park Paulista Plaza, em São Paulo, das 8h30 às 13h, e reunirá cerca de 40 executivos de drogarias, distribuidores e associações do setor para um debate sobre tendências que envolvem o mercado farmacêutico e sua relação com novas práticas de marketing e ações sustentáveis para o varejo. Para o debate, a EMS Genéricos convidou como palestrante Jorge Toledo, diretor de CRM da Oracle, uma das maiores empresas de softwares do mundo. Toledo abordará ‘As Inovações do E-commerce e o Impacto no Setor Farmacêutico’.
 
Luciana Loyola, do Instituto Global de Marketing Socioambiental (IGMS), fará a palestra ‘Sustentabilidade e Inovação’, com discussão dos aspectos relevantes para um sistema de gestão coerente e com excelência nas relações, sustentabilidade econômica, social e ambiental, atendendo as novas exigências do mercado e da sociedade.
 
“O setor farmacêutico é fundamental para a economia do país por promover a saúde e gerar milhões de empregos. E, como existem dificuldades em comunicar propostas, produtos e serviços nesse mercado, é muito importante que a indústria fomente esse debate para difundir novos conhecimentos”, completa Marco Aurélio Miguel.
 
Segundo o diretor, questões e ações de preservação do meio ambiente normalmente são abordadas em grandes fóruns do varejo farmacêutico, mas ainda de forma superficial. “Nosso objetivo é reunir um número cada vez maior de profissionais de marketing do setor para, como em uma confraria mesmo, discutirmos anualmente assuntos em comum, inclusive temas ligados à sustentabilidade”, explica.
 
Agenda:
Evento: 2ª Confraria de Marketing Farmacêutico
Data: 14 de setembro – 8h30 às 13h
Local: Hotel Golden Tulip Park Paulista Plaza
Endereço: Alameda Santos, 85 - São Paulo (SP)
 
Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, é a maior empresa multinacional brasileira do setor. Com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, o laboratório produz medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina, como clínica-geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, reumatologia, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia e urologia. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores da América Latina. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 30 países. São mais de 1,7 mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A força de vendas da EMS é a maior do setor, com aproximadamente 1,5 mil propagandistas, que realizam mensalmente 400 mil visitas médicas. A empresa ainda realiza um Programa de Visitas especialmente voltado para médicos e irá receber, apenas este ano, mais de dois mil profissionais da área em sua sede de Hortolândia. A EMS vem batendo sucessivos recordes, principalmente no que se refere à produção. Desde setembro de 2010, sua capacidade produtiva passou a ser de 480 milhões de unidades/ano, com a produção aproximada de 40 milhões unidades/mês.
 
Mais informações à imprensa:
Barcelona Soluções Corporativas
(11) 3034-3639

Paloma Oliveira: paloma@barcelonasolucoes.com.br
Bruno Viécili: bruno@barcelonasolucoes.com.br
Vanessa Meriqui:  vanessa@barcelonasolucoes.com.br