Encontro debaterá soluções para doença hematológica
19/05/2011
COMPARTILHE
TAGS
  • Encontro debaterá soluções para doença hematológica
  • presença EMS
O laboratório EMS, por meio da sua divisão EMS Hospitalar, promoverá evento voltado especialmente ao debate dos desafios que envolvem as Neoplasias Mieloproliferativas, patologia que desencadeia o aumento persistente de plaquetas no sangue. O encontro, intitulado de MPN 3600, reunirá cerca de 150 especialistas e será realizado no dia 19 de maio, em São Paulo, a partir das 19h30.

As palestras serão lideradas por renomados especialistas em hematologia: o Professor Doutor Carlos Chiattone, da Santa Casa de São Paulo, o sueco Gunnar Birgegard, da University Hospital UPPsala, e o francês Jean-Jacques Kiladjian, do Saint-Louis and Paris University. Em pauta, estarão temas como tratamentos, diagnósticos, novas drogas, estudo de casos clínicos, dentre outros.

Para o diretor da EMS Hospitalar, Vagner Nogueira, o evento tem por objetivo debater soluções e melhores formas de lidar com uma doença séria e, muitas vezes, silenciosa. “A proposta de convidar profissionais de outros países é promover um amplo intercâmbio de ideias que proporcionem novos conceitos e referências aos médicos brasileiros”, afirma.

As Neoplasias Mieloproliferativas

Caracterizada pelo aumento excessivo de plaquetas no sangue, a incidência desta doença é estimada em 1,5 caso por 100 mil pessoas e a sua manifestação é mais comum em pessoas de 50 a 60 anos.

Aproximadamente 50% dos casos são assintomáticos e o quadro clínico, quando presente, é muito variável, podendo ocorrer aumento do baço, perda de peso, cefaleia, febre, sudorese, prurido, ataques isquêmicos transitórios, amaurose (cegueira), angina, aborto no primeiro trimestre da gravidez e eritromelalgia.

As principais complicações clínicas das Neoplasias Mieloproliferativas são caracterizadas por episódios de trombose ou hemorragias, sendo o diagnóstico muitas vezes feito acidentalmente, em um exame de rotina por meio do hemograma.

De acordo com o Doutor Carlos Chiattone, da Santa Casa de São Paulo e que será um dos palestrantes do MPN 3600, o tratamento medicamentoso, quando indicado, tem como objetivo a prevenção dos episódios de hemorragia e trombose com drogas que reduzem a contagem de plaquetas. “O tratamento é indicado a partir da presença ou não de fatores de risco, dentre eles, idade acima de 60 anos, antecedente de eventos cardiovasculares, infarto do miocárdio, história prévia de trombose ou hemorragia e o número elevado de plaquetas”, orienta.

Para o médico, uma alternativa para controlar a doença é a utilização do cloridrato de anagrelida, que atua como agente redutor de plaquetas. “A utilização deste medicamento é muito importante para reduzir a contagem elevada de plaquetas e o consequente risco de trombose, como também, para melhorar os sintomas associados, incluindo eventos trombohemorrágicos”, observa.


PROGRAMAÇÃO MPN 360º


O futuro das MPN – Meeting Brazil

19h30 – Abertura do evento
 
20h – Panorama atual do tratamento das MPN no Brasil (Prof. Dr. Carlos Chiattone)
 
20h10 – Diagnóstico e Tratamento da Trombocitemia Essencial (Prof. Gunnar Birgegard)
 
20h40 – Perguntas e respostas
 
20h50 – O futuro das MPN: novas drogas para o tratamento e as novidades sobre os inibidores de JAK-2 (Dr. Jean-Jacques Kiladjian)
 
21h20 – Perguntas e respostas
 
21h30 – Discussão de casos clínicos: Consenso na resposta e intolerância à hidroxiureia na Trombocitemia Essencial
 
22 h – Encerramento


Serviço:
Local: Hotel Renaissance: Alameda Santos, 2233, São Paulo
Data: 19 de maio
Horário: 19h30 às 22h


Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, é a maior empresa multinacional brasileira do setor. Com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, o laboratório produz medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina, como clínica-geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, reumatologia, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia e urologia. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores da América Latina. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 30 países. São cerca de duas mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A força de vendas da EMS é a maior do setor, com aproximadamente 1,5 mil propagandistas, que realizam mensalmente 400 mil visitas médicas. A empresa ainda realiza um Programa de Visitas especialmente voltado para médicos e que irá receber, apenas este ano, mais de dois mil profissionais da área em sua sede de Hortolândia. A EMS vem batendo sucessivos recordes, principalmente no que se refere à produção. A empresa já deu início ao aumento da capacidade produtiva para 480 milhões de unidades/ano, com a produção aproximada de 40 milhões unidades/mês.


Informações para a imprensa:
Barcelona Soluções Corporativas: (11) 3034-3639
Roberto Nunes Filho – gerente de atendimento: roberto@barcelonasolucoes.com.br
Bruno Viécili – coordenador de atendimento: bruno@barcelonasolucoes.com.br
Vanessa Meriqui – diretora de atendimento:  vanessa@barcelonasolucoes.com.br