Simpósio debaterá alternativas para transtorno bipolar
18/05/2011
COMPARTILHE
TAGS
  • Simpósio debaterá alternativas para transtorno bipolar
  • presença EMS
O laboratório EMS, por meio da sua divisão EMS Sigma Pharma, promoverá nesta sexta-feira (20) um encontro voltado aos desafios que envolvem o diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar – patologia que, em suas formas típicas, acomete 1,6% da população brasileira e gera diversos prejuízos aos indivíduos que a apresentam. Se forem consideradas as formas atenuadas da doença, esse índice de prevalência chega aos 5%, o que torna a doença um verdadeiro problema de saúde pública. O evento, intitulado de Simpósio Internacional de Transtorno Bipolar, será realizado na sede da empresa, em Hortolândia (SP).

As palestras serão lideradas por renomados especialistas no assunto. Estarão à frente dos debates o convidado internacional, Maurício Tohen, presidente da Sociedade Internacional de Transtorno Bipolar, o diretor da Unidade de Distúrbio do Humor do Hospital das Clínicas, Ricardo Moreno, e o professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Jose Alberto Del Porto.

Na ocasião, diversos temas relacionados ao transtorno bipolar estarão em pauta, como causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e a utilização da molécula olanzapina para o controle da doença. A substância em questão é considerada uma das mais eficazes para o tratamento dessa patologia.

Para o vice-presidente de Marketing da EMS, Waldir Eschberger Jr., o evento tem por objetivo debater soluções e melhores formas de lidar com uma doença séria, que gera diversos transtornos a seus portadores e que pode, até mesmo, impactar na sociedade. “Por sua complexidade e amplitude, esse tema precisa receber total atenção por parte dos médicos e também da indústria farmacêutica”, afirma.

O transtorno bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas do humor e manifesta-se em proporções semelhantes entre homens e mulheres. Quem sofre desse problema apresenta quadros repetidos ou alternados de extrema alegria, euforia, humor expansivo, hiperatividade, depressão, inibição, ansiedade e tristeza. Entre esses episódios, é comum que o indivíduo passe por períodos de normalidade.

Com relação aos sintomas de depressão, o indivíduo se sente abatido, quieto e triste. É comum sono longo e reclamação de cansaço para tarefas simples e rotineiras, além de sinais de baixo-estima, desinteresse e isolamento da família e grupos. Pode haver também distúrbio de apetite e redução da libido e, além disso, pacientes deprimidos podem ter queda de imunidade, o que lhes deixa mais vulneráveis para contrair diversas doenças. É comum nesses quadros haver pensamentos suicidas e, até mesmo, concretização do ato.

Quanto aos sintomas de euforia e alegria extremas, a pessoa pode apresentar sentimentos de entusiasmo, poder e grandiosidade. O sono passa a ser escasso e o indivíduo torna-se bastante agitado, falando muito e tendo diversas ideias ao mesmo tempo. Ao contrário do estágio depressivo, há uma alteração na libido, aumentando o desejo sexual. Nos quadros de euforia, acontece perda da inibição social, que pode levar o indivíduo a situações difamatórias. Nesta fase, é comum os indivíduos se endividarem ou perderem muito dinheiro, comprometendo até bens de família. Também são comuns mania de perseguição e necessidade intensa de realização de sonhos.

As causas do transtorno bipolar não são inteiramente conhecidas. Sabe-se que fatores biológicos, genéticos, sociais e psicológicos e uso de substâncias químicas colaboram para o desencadeamento da doença. Após o diagnóstico preciso, o tratamento é composto por prescrição de medicamento para estabilização do humor e acompanhamento psiquiátrico.


Programação de palestras
 
Simpósio Internacional de Transtorno Bipolar
A heterogeneidade do transtorno bipolar
Palestrante: José Alberto Del Porto
Professor-titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
 
Prevenção secundária no transtorno bipolar
Palestrante: Ricardo A. Moreno, MD, PhD
Diretor - Unidade de distúrbio do humor (GRUDA)
Departamento e Instituto de Psiquiatria, Hospital de Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
 
Papel da Olanzapina no transtorno bipolar
Palestrante internacional: Mauricio Tohen, MD drPH, MBA
Presidente da Sociedade Internacional do Transtorno Bipolar


Sobre a EMS
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, é a maior empresa multinacional brasileira do setor. Com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, o laboratório produz medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina, como clínica-geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, reumatologia, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia e urologia. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores da América Latina. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 30 países. São cerca de duas mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A força de vendas da EMS é a maior do setor, com aproximadamente 1,5 mil propagandistas, que realizam mensalmente 400 mil visitas médicas. A empresa ainda realiza um Programa de Visitas especialmente voltado para médicos e que irá receber, apenas este ano, mais de dois mil profissionais da área em sua sede de Hortolândia. A EMS vem batendo sucessivos recordes, principalmente no que se refere à produção. A empresa já deu início ao aumento da capacidade produtiva para 480 milhões de unidades/ano, com a produção aproximada de 40 milhões unidades/mês.


Informações para a imprensa:
Barcelona Soluções Corporativas: (11) 3034-3639
Roberto Nunes Filho – gerente de atendimento: roberto@barcelonasolucoes.com.br
Bruno Viécili – coordenador de atendimento: bruno@barcelonasolucoes.com.br
Vanessa Meriqui – diretora de atendimento:  vanessa@barcelonasolucoes.com.br