Nos últimos 20 anos, quase todos os estudos realizados sobre reações aos exercícios físicos foram feitos com indivíduos do sexo masculino. Porém, já é sabido que homens e mulheres têm respostas diferentes do sistema imunológico em relação a essa prática. A mais recente descoberta é que nos dias que antecedem a menstruação, as mulheres tendem a se sentir mais cansadas após a atividade física e podem ser mais propensas a inflamações decorrentes do excesso de treino.
Segundo o médico Hinnak Northoff, professor da Universidade Tübingen, na Alemanha, as mulheres têm maior tendência a inflamações durante a fase lútea, ou seja, do 21º ao 27º dia do ciclo menstrual, e apesar de as performances serem idênticas no 10º e no 25º dia, as mulheres reportaram uma percepção de estresse significativamente maior no 25º dia.
O pesquisador atenta que ainda é cedo para cravar regras para mulheres que treinam, mas segundo sua concepção após muitos estudos, exagerar no exercício nos dias que antecedem a menstruação não é um bom negócio.
Para quem usa anticoncepcionais, Northoff explica que a pílula interfere em algumas células envolvidas na resposta imunológica ao exercício durante a primeira fase do ciclo menstrual, mas que é possível que as reações durante a fase lútea sejam similares entre usuárias e não usuárias do medicamento. O médico ressalta ainda que os treinadores devem recomendar às alunas que querem engravidar que não peguem pesado, já que a atividade física intensa pode afetar a fertilidade.