Parece que com as férias escolares, vai vir tranquilidade. Sem tarefas escolares, preparo de lancheira, uniforme e material... Assim como os adultos, as crianças também precisam descansar da rotina. Mas enquanto os adultos querem sono e atividades relaxantes, para os pequenos, relaxar é sinônimo de festa e brincadeira. Às vezes, acidentes sérios acontecem, o que precisa da atenção dos adultos para serem prevenidos.
Quem tem criança em casa sabe. É um minuto de distração para acontecer alguma coisa. O Ministério da Saúde alerta: os acidentes, que aumentam na época de férias, são a principal causa de morte entre as crianças de 1 a 14 anos. São mais de 5 mil mortes e 125 mil internações por ano, causadas muitas vezes por situações que poderiam ser evitadas. É hora de proteger os pequenos.
Prevenção
Até os 6 anos, as crianças precisam ser assistidas em tempo integral. Depois dos 11 ou 12 já possuem algum senso de responsabilidade, mas nenhuma criança deve ficar sozinha em casa. Para prevenir acidentes, é necessário que os pais e responsáveis estejam atentos. Algumas medidas preventivas na casa podem ajudar e muito. Veja dicas:
Não é possível controlar tudo e acidentes acontecem, mas é preciso prevenir o máximo possível, além de um bom diálogo com as crianças explicando os perigos de algumas coisas. Os pais não devem impedir as crianças de brincar, afinal, a infância é crescimento, desenvolvimento das habilidades, que devem ser incentivadas - muito mais do que ficar em casa somente na televisão - mesmo com olhos cuidadores por perto.