Segundo pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Management Association), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão. O estresse, chamado de "O mal do século", pode gerar diversos tipos de problemas de saúde, principalmente cardíacos.
É por isso que pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento chamado CardioEmotion, que funciona a partir de uma tecnologia de biofeedback cardiovascular para medir as respostas fisiológivas do coração e combater os males causados pelo excesso de tensão.
O aparelho é plugado no computador, enquanto um sensor colocado no lóbulo da orelha do paciente capta os batimentos cardíacos e envia os dados para a análise da máquina e o desenho da frequência no computador.
A partir destes dados, o aparelho consegue identificar desequilíbrio emocional causado por estresse, ansiedade ou medo e então cria treinamentos dentro de um jogo para alcançar a frequência cardíaca ideal. As dinâmicas incluem controle de respiração e concentração que são classificadas com um sistema de notas.
Os jogos foram criados a partir da psicologia positiva. Quando a pessoa está com emoções positivas, isso se reflete em seu(ua) personagem do jogo.
O recomendável seria que os usuários jogassem 20 minutos por dia, como uma ferramenta complementar para ajudar na redução do estresse, insônia, ansiedade, hipertensão e depressão. O equipamento já está disponível para venda.