O Ministério da Saúde divulgou a recente pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os números apresentados foram que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, sendo 17,5% obesos. Em relação ao excesso de peso, os homens acumulam percentuais mais expressivos: 54,7% contra 47,4% das mulheres.
O fundamental é equilibrar a chamada "pirâmide da qualidade de vida": dieta balanceada, exercícios e manter a saúde sob controle. Devido a rotina corrida, a prática de atividades físicas nem sempre é possível, mas algumas dicas para se manter ativo - além de combater o sedentarismo - podem ser aplicadas no seu dia a dia:
1 - Subir e descer escadas
O esforço em ritmo acelerado por um curto período pode trazer benefícios. Além de exercitar o fôlego, trabalha os músculos das partes inferiores e também a postura.
2- Programar um alarme para se manter em movimento
A repetição leva ao hábito e transformar a rotina de exercícios em algo prazeroso depende de você. Pequenas mudanças podem promover muitos benefícios, como programar o alarme do telefone, todos os dias em um determinado horário para se levantar durante o trabalho e permanecer em pé por alguns minutos. O alongamento ajuda a relaxar os músculos e melhora a circulação sanguínea.
3 - Atividades domésticas e postura
Qualquer atividade que envolva força física, como limpar a casa ou cortar a grama, demandam esforço e trazem benefícios, pois elevam os batimentos cardíacos e fazem o organismo trabalhar mais.
4. Escrever o alfabeto com a perna
Sentar em uma posição confortável e levantar a perna, desenhando um alfabeto imaginário no ar, com um dedo levantado e repetir com as duas pernas. Este tipo de exercício auxilia na melhora da coordenação motora e flexibilidade.
Pequenas atitudes e hábitos mais saudáveis tornam a rotina mais leve e promovem a longevidade!