Mais um Incentivo para Doar Sangue
09/02/2015
COMPARTILHE
TAGS
  • doe sangue
  • mais sáude
  • como doar sangue
  • doação de sangue
  • hemocentros

Apesar de ser um gesto nobre para salvar muitas vidas, o procedimento de coleta de sangue ainda é um pouco demorado. Muitas vezes porque achar a veia do doador pode ser complicado e os voluntários têm que passar pelo famoso "não achei a sua veia, vou ter que tentar de novo".

Mas logo esse desconforto pode acabar e ficará mais fácil ajudar as pessoas. Um novo dispositivo está sendo testado em doadores de sangue dos Estados Unidos e em algumas regiões do Brasil. Por um feixe de luz quase infravermelho é possível ver exatamente onde estão os vasos sanguíneos. 

Essa nova tecnologia é possível porque a hemoglobina que circula pelas veias absorve o feixe de luz, permitindo que o dispositivo reconheça essa absorção e projeta a imagem no braço do doador. As veias brilham e permitem que os enfermeiros sejam precisos e acertem a posição da agulha com mais facilidade.

O aparelho é portátil, de fácil manuseio, inovador e inofensivo aos pacientes. Esse novo procedimento será utilizado principalmente em crianças, obesos, idosos, pacientes que estão em tratamento quimioterápico, transplantados e outras patologias.

Veja aqui os requisitos para se tornar um doador de sangue. Procure o hemocentro mais próximo!