As mulheres possuem um ciclo reprodutivo bem definido durante a vida. Desde o início até o seu fim, observamos algumas fases que desestabilizam o organismo da mulher e geram alterações naturais. A primeira menstruação sinaliza a entrada da menina na adolescência, e também o começo desse ciclo reprodutivo. Por volta dos 40 anos, da mesma forma, o organismo começa a dar sinais de que o período reprodutivo está chegando ao fim. A esta época atribuímos o nome de climatério, e o seu sinalizador é a menopausa, a última menstruação da mulher. Mas este processo, que deveria ser encarado como natural, muitas vezes é caracterizado como uma doença.
A menopausa, no entanto, trata-se apenas de um estágio da vida de toda mulher que atinge a maturidade. A menstruação se encerra em decorrência da parada na produção de óvulos e da queda na presença dos hormônios estrógeno e progesterona no organismo da mulher. A desestabilização que ocorre antes e depois da menopausa, chamada de climatério, gera alguns sintomas nas mulheres como: insônia, ondas de calor, falhas na memória, diminuição do desejo sexual, etc. Por isso, muitas acreditam que a menopausa seja um problema de saúde. Além disso, esse período instável deixa a mulher vulnerável a doenças cardiovasculares, à osteoporose ou, ainda, pode resultar em um quadro intenso de depressão.
O natural é que este processo ocorra entre os 40 e os 55 anos de idade. A genética, por exemplo, é um dos fatores que influencia na chegada da menopausa. Em média, a última menstruação das brasileiras acontece aos 48 anos. No entanto, existem casos em que a mulher sofre de menopausa precoce por conta de outros problemas clínicos, como uma operação no útero ou ovários ou ainda por causa de um tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia. Quando a mulher, por volta dos 40 anos, sentir que seus ciclos apresentam grande irregularidade ou, ainda, que a menstruação parou de forma brusca, é necessário procurar um médico. O diagnóstico exato de que a menopausa ocorreu demora um ano.
Os casos mais precoces são encarados como um problema de saúde e merecem ainda mais atenção. Toda mulher pode se prevenir dos sintomas da menopausa com atitudes simples como praticar exercícios para aumentar o bem-estar, dormir bem e o suficiente para descansar o corpo e, ainda, ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para evitar o aumento da cintura abdominal e, consequentemente, a obesidade. Cuide-se e aproveite a melhor idade com tranquilidade.