Atitudes Simples para Acabar com o Mau Hálito
26/10/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • boca
  • hálito
  • mau hálito
  • bafo

A boca pode ser o nosso cartão de visitas. Do mesmo modo que um belo sorriso proporciona reações positivas nas pessoas à sua volta, o descuido com o hálito pode ser um motivo de repulsa. O problema do mau hálito é que a pessoa que apresenta o sintoma não consegue notar a diferença, devido ao sistema olfativo que se adapta às suas condições.

O que muitos não sabem é que, além da higiene bucal constante, alguns alimentos auxiliam a recuperação de um hálito bom e de uma boca saudável. O mau hálito é definido pelos médicos como halitose. Não se trata de uma doença, mas uma condição desagradável em decorrência, muitas vezes, da falta de higiene.

Cerca de 85% dos casos de halitose se dão por causas encontradas na própria boca. Após as refeições, é imprescindível escovar os dentes e a língua para eliminar os germes e as bactérias. No entanto, a constituição da boca favorece a existência de centenas de tipos desses micro-organismos. Quando escovamos os dentes, eliminamos os restos de comida que não seguem com o bolo alimentar. Se não há esta higienização constante, essas bactérias podem se proliferar, digerindo esses restos. Nesse processo, são liberadas substâncias que possuem um mal cheiro, como o gás sulfídrico, um resultado do metabolismo anaeróbico e que remete ao ovo estragado.

Para que você identifique se está com mau hálito, além da reação das pessoas - o que pode ser bastante desagradável - é só olhar no espelho. Com a língua para fora, note se o fundo da língua está mais esbranquiçado ou amarelada. Nesta região da língua, circula menos saliva e o formato da mesma favorece o alojamento de bactérias. Diferente do que se pensava antes, é nessa região posterior da língua onde se origina a maioria dos casos de halitose, e não nos dentes. Em menor proporção, o mau hálito também pode sinalizar algum tipo de inflamação na gengiva ou, ainda, nas fossas nasais.

Outros hábitos pouco saudáveis em exagero, como o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, aumentam as chances de se adquirir a halitose. Em contrapartida, é possível reverter a situação do mau hálito, consumindo alguns alimentos que ajudam a limpar os dentes ou que possuem ação adstringente. Veja a lista de alimentos que a EMS recomenda para combater o mau hálito:

  • Alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura e pepino: esses alimentos ingeridos crus e com casca auxiliam na limpeza dos dentes e impedem o acúmulo de bactérias;
  • Chá de boldo, gengibre ou hortelã: o consumo dessas bebidas, além de auxiliar e estimular o processo digestivo, proporciona um aroma agradável, como a hortelã, e diminui os gases, como o gengibre;
  • Iogurtes: o iogurte natural sem açúcar reduz os níveis de gás sulfídrico no nosso corpo por conta de suas bactérias ativas;
  • Suco de limão: além de ser um forte bactericida, o suco de limão é adstringente e ainda pode também controlar a acidez do estômago e do intestino;
  • Tomar bastante água: o consumo de água estimula as glândulas salivares e ajuda a eliminar resíduos de todo organismo, inclusive da boca; a baixa ingestão do líquido pode reduzir o fluxo salivar, incentivando a halitose.