Muita Calma na Hora de se Alimentar
04/02/2015
COMPARTILHE
TAGS
  • comer
  • alimentação
  • saúde
  • mastigação
  • mastigar. saciedade

Muitas pessoas passam horas escolhendo o que comer, como preparar o alimento e o que é melhor para sua saúde. No entanto, na hora das refeições, devoram o prato em dois minutos. Pare e pense: você é o tipo de pessoa que é sempre a última a sentar à mesa para comer e a primeira que acaba?

Se a resposta for sim, é melhor você rever suas atitudes. E mesmo se você não for esse tipo de pessoa, mas se preocupa com a sua saúde, também é necessário prestar atenção em sua mastigação.

Comer muito rápido significa que você está mastigando mal, ou não mastigando os alimentos, tornando assim sua digestão mais difícil, ocasionando sensações como azia, gases e desconforto.

Poucas pessoas sabem que a digestão começa com os olhos para depois continuar na boca, com a ação da saliva que contêm enzimas. Em nosso cérebro existe um centro que regula a fome e a saciedade. Então quando comemos com rapidez, com ansiedade, não damos tempo para nosso cérebro identificar e enviar uma mensagem de que já estamos satisfeitos com o que comemos. Ou seja, que já podemos interromper a refeição, pois já não estamos mais com fome.

Para começar a controlar sua mastigação e comer mais devagar, tente alguns truques, tais como: comer em prato de sobremesa com talheres de sobremesa, descansar os talheres no prato enquanto mastiga, levar o guardanapo à boca, cruzar as mãos, separar refeições entre frio e quente (consuma primeiro as saladas). Lembre-se de evitar tomar líquido em excesso durante a refeição, no intuito de não comprometer a ação do ácido responsável pela digestão dos alimentos no estômago.

Coma devagar, com calma, mastigando bem os alimentos, sentindo a explosão de sabores, aromas e texturas na boca. Trata-se de uma experiência gostosa de satisfação e prazer que a alimentação nos dá. Além disso, coma a quantidade necessária de alimentos e de calorias. Assim você também pode controlar a balança.