Catarata é caracterizada por uma lesão ocular, que atinge a região denominada cristalino, comprometendo a visão. O cristalino é uma lente situada atrás da íris, cuja transparência permite os raios de luz alcançarem a retina, para daí sim formar a imagem.
Sintomas e causas
O sintoma principal é a dificuldade para enxergar com nitidez, uma vez que os raios não atingem plenamente a retina, onde se encontram os receptores fotossensíveis. No começo, a pessoa percebe a visão embaçada, com se tivesse uma névoa nos olhos e com o avanço do quadro, passa a enxergar apenas vultos.
A principal causa da catarata é o envelhecimento, geralmente o problema aparece na faixa de 50 anos, mas existem casos de crianças que já nascem portadoras da doença, frequentemente filhos de mães que tiveram toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação.
Entre outras causas, pode-se citar diabetes, uso excessivo de colírios sem prescrição médica (especialmente os que contém corticoides), além de traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
Precauções
O diagnóstico da catarata é realizado pelo oftalmologista, com um exame que verifica se o cristalino está lesionado. Para o tratamento, a recomendação é a cirurgia, que substitui o cristalino afetado por uma lente artificial, a qual recuperará a função normal. A recuperação cirúrgica é rápida e o resultado é satisfatório.
Para manter a saúde dos olhos, as recomendações são: