Aquela sensação do músculo que se contrai involuntariamente, acompanhado de uma dor intensa. Muito comum em jogadores de futebol e atletas, a câimbra pode acontecer quando menos se espera.
As contrações se instalam geralmente nos membros inferiores e ocorrem os espasmos, repentinos ou prolongados. Os músculos e tendões se contraem e se tornam visíveis.
O que causa a câimbra?
Acomete tanto em quem pratica esportes ou outro tipo de atividade. As cãimbras noturnas na perna, muitas vezes sugerem uma associação a doenças sistêmicas.
As causas mais comuns são:
- Desidratação - A falta de água deixa as fibras musculares sujeitas a sofrerem espasmos;
- Má circulação - Nos idosos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado pela aterosclerose, provoca cãimbras. Pessoas que permaneceram longos períodos em repouso - para uma cirurgia, por exemplo - quando voltam a fazer atividades físicas, têm mais episódios;
- Frio - Baixas temperaturas propiciam a câimbra, uma vez que a musculatura fica mais tensa e contraída, ocasionando os espasmos das fibras musculares;
- Uso intenso da musculatura - Acomete mais frequentemente atletas de alta performance, que sobrecarregam os músculos. Podendo também ocorrer no pescoço, mãos e braços, como resultado de atividades repetitivas como escrever e digitar sempre na mesma posição por um longo período;
- Deficiência de sais minerais - A carência de cálcio, potássio ou magnésio na alimentação, facilita o aparecimento da câimbra.
Portadores de anemia, insuficiência renal, diabetes, doenças de tireoide e mulheres grávidas, estão mais sujeitos a terem este tipo de episódio.
Como me prevenir?
- Hidratação regular - Tomar bastante líquido, principalmente antes de praticar exercícios, pois os músculos dependem da água para se contrair e relaxar;
- Alongamento - Exercícios de alongamento combatem o excesso de ácido lático, que provoca as dores musculares.
- Alimentação equilibrada - Verduras e frutas são ricas em sais minerais, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos músculos. A banana é uma fruta rica em potássio, mas não é comprovado que seja altamente eficaz na prevenção dos episódios de cãimbra.
Como forma de tratamento, o alongamento e massagens pontuais, além da aplicação de calor no local, favorecem o relaxamento dos músculos.