A Meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. Os casos mais comuns da doença são causados por vírus ou bactérias, mas ela também pode ser transmitida por fungos.
Verdades:
- Basta que uma pessoa tenha para que outras estejam suscetíveis;
- 10% de pessoas, em sua maioria, jovens e adolescentes, podem possuir a bactéria na garganta e nariz sem desenvolvê-la;
- Os três tipos de meningite (bacteriana, viral e fúngica) podem levar a um quadro de meningite crônica. Portanto é imprescindível iniciar o diagnóstico o mais rápido possível.
- Os principais sintomas da doença são: febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náusea, confusão mental e dificuldade de concentração, convulsões, sonolência, fotossensibilidade, falta de apetite e rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
Mitos:
- A doença é diagnosticada somente após o exame do líquido da medula espinhal? De fato, o exame do líquido da medula espinhal é analisado. Mas, somente depois do exame físico ser realizado e a possibilidade de outras doenças ser excluída.
- Os sintomas, costumam se manifestar de 11 a 15 dias após a contaminação? Mentira, o prazo para manifestação dos sintomas é de 2 a 10 dias, sendo mais comum entre o terceiro e quarto dia.
Fique atento aos sintomas e previna-se, cobrindo boca e nariz ao tossir e espirrar, evitando locais com acumulo de pessoas e realizando a higienização de mãos e rosto sempre que possível.