A queda de cabelo pode sinalizar diversas doenças, desde complicações cardíacas até problemas na tireoide. Este tipo de alopecia atinge principalmente os homens, depois dos 50 anos e deve ser tratada com atenção.
Um estudo americano publicado no Journal of Clinical Oncology sobre calvície masculina, ligou a calvície a doenças como câncer de próstata e revelou que os homens que perderam cabelo na parte da frente da cabeça, possuíam 40% a mais de chances de desenvolver este tipo de tumor.
Calvície pode sinalizar problemas de saúde
Homens que apresentam calvície, possuem maior risco de desenvolver doenças cardíacas, pois indica circulação deficiente. O fluxo sanguíneo do coração também pode estar reduzido.
A calvície também apresentou relação com a saúde da próstata, a glândula que produz o líquido seminal e se localiza em torno da uretra. O estudo foi realizado com 30 homens e mostrou que os calvos apresentaram glândulas 34% maiores do que os que não sofriam do problema.
O estresse produz grande quantidade de adrenalina e testosterona, fazendo com que os folículos capilares entrem na fase de "descanso" (o fio cai e o folículo fica inativo por 3 meses). Desta forma, o quadro de estresse está associado a condições como a calvície - alopecia (perda de cabelo repentina).
Em mulheres, manchas no couro cabeludo e queda de cabelo podem ser um sinal de anormalidade na glândula da tireoide. A glândula, que fica no pescoço, libera hormônios que regulam funções vitais do corpo, incluindo o crescimento capilar.
Cuide-se mais e siga as nossas recomendações
Nunca se automedique. Procure um dermatologista ao sinal de:
Cuidar mais de você é fundamental para o bem-estar. Fique atento!