Resfriado
25/06/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • resfriado
  • gripe
  • vírus

O resfriado é uma infecção que pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus, cujo contágio acontece através do ar ou contato físico. A inflamação acomete as vias respiratórias, atingindo olhos, nariz ou boca. Mais frequente em pessoas com baixa imunidade, idosos e crianças, que são mais vulneráveis à infecção.

 

Sintomas

Depois da exposição ao vírus, os sintomas aparecem em dois dias. Coriza, espirro, tosse, cansaço, coceira na garganta, febre alta e dor no corpo, são alguns sinais de que o organismo foi infectado.

É importante lembrar que por se tratar de um grupo de risco, idosos, crianças e bebês, ao apresentarem febre acima de 39,5ºC, calafrios, sonolência excessiva e dificuldade para respirar, devem ser imediatamente levados ao médico.

 

Prevenção

Medidas simples como lavar bem as mãos com sabão (frequentemente), usar lenços de papel, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, evitar locais com pouca circulação de ar e muitas pessoas, evitar contato com pessoas resfriadas, manter uma alimentação combinada, com vitaminas A e C, além de iogurte que contém "culturas ativas", auxiliam o metabolismo, fortalecem os anticorpos e ajudam a prevenir resfriados.

Limpar as superfícies tocadas com frequência como maçanetas, torneiras e colocar no sol cobertores e edredons, também controlam a disseminação dos vírus.

Os tratamentos mais indicados são os sintomáticos, com analgésicos e antitérmicos, que abaixam a febre e mantém o corpo mais relaxado. Beber bastante líquido, higienizar o nariz com soro fisiológico e repousar, são medidas que amenizam os sintomas.

 

Recomendações

O frio interfere no mecanismo de defesa das vias respiratórias, pois com as baixas temperaturas, as pessoas preferem permanecer em ambientes fechados e com pouca circulação, facilitando o contágio dos vírus. Sendo assim, evite permanecer por muito tempo em locais fechados.

Na presença de algum dos sintomas relacionados não se automedique, procure um médico especialista para um diagnóstico adequado e siga as orientações do profissional da saúde.