A notícia certamente deixará muitas pessoas de cabelo em pé. Um estudo realizado recentemente na Keele University, no Reino Unido, descobriu que além de náuseas, palidez e dor de cabeça, a ressaca (causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas) também pode deixar as pessoas menos espertas. As informações foram publicadas no jornal Daily Mail.
Os especialistas afirmam que a ressaca - considerada um grupo de sintomas pelo qual o corpo passa até que o nível de álcool no sangue chegue a zero - afeta diretamente a "memória de trabalho" do cérebro, afetando as funções cognitivas e também o humor, além de poder deixar diversos outros tipos de consequências mais graves.
A pesquisa diagnosticou que a ressaca pode diminuir entre 5% e 10% o desempenho da memória de trabalho, além de aumentar em 30% a possibilidade de erros. Outra conclusão diz respeito ao tempo de resposta do cérebro. Um jovem de 20 anos demora o mesmo que um homem de 40 anos para responder ao mesmo estímulo quando está de ressaca.
Os responsáveis pelo estudo indicaram ainda que a ressaca é uma questão pouco compreendida pelos profissionais da saúde pois, geralmente, os médicos avaliam os efeitos do álcool no organismo e não o processo de eliminação dele. No entanto, muitos concordam que a desidratação é um de seus principais sintomas. Fique atento!