Todo mundo tem manias, esquisitices e rituais bastante pessoais que, na maior parte das vezes, não atrapalham o dia a dia. No entanto, há quem seja invadido por pensamentos intrusos, irresistíveis e dominadores. São verdadeiras obsessões que obrigam essas pessoas a repetirem ações inúteis diversas vezes em um curto período de tempo.
Atualmente, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) acomete cerca de 3% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. O psiquiatra Eduardo Teixeira, da PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em entrevista para o Canal EMS, explica que o TOC é um transtorno psiquiátrico que culmina em pensamentos obsessivos e atos compulsivos nas pessoas.
De acordo com o médico, pensamentos obsessivos são preocupações que invadem a mente sem nenhuma possibilidade de controle. "E é para aliviar esse pensamento constante que os indivíduos acabam cometendo atos compulsivos como, por exemplo, conferir se uma porta ou janela estão fechadas diversas vezes no mesmo dia", explica Teixeira.
Capaz de tornar as pessoas escravas de rituais repetitivos, a doença é bem mais comum do que se acreditava antigamente. A maioria das indivíduos que desenvolve o TOC mostra os primeiros sintomas por volta dos 30 anos de idade.
As teorias sobre a causa são variadas, mas nenhuma delas foi confirmada até o momento. Algumas pesquisas científicas relacionam a doença a infecções e traumatismos cranianos. Já outros estudos demonstram que existem anomalias no cérebro dos pacientes. No entanto, ainda serão necessárias mais pesquisas para se chegar a uma conclusão.
A EMS preparou uma lista com os principais sintomas. Confira abaixo e fique atento!