A história se repete em todo inverno: quando a temperatura cai, o número de vítimas de pneumonia aumenta consideravelmente. Em todo o planeta, a inflamação pulmonar é uma das principais causas de morte entre idosos e crianças. Somente no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas foram internadas por conta da doença nos últimos três anos.
O cenário é tão preocupante que o pesquisador Orin Levine, da renomada Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, lamenta o descaso das autoridades com o assunto. "A verdade é que muita gente não se dá conta de que esse é um problema de saúde de todas as faixas etárias e de todos os países do planeta", comenta Levine.
A pneumonia é uma inflamação dos alvéolos pulmonares. A doença afeta pessoas de todas as idades, que estejam com baixa imunidade, e pode se instalar quando há a inalação ou ingestão de bactérias que se proliferam na boca. Outra forma de contração é através da condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea.
Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração curta ou ofegante são alguns dos principais sintomas da pneumonia. Além disso, é possível haver confusão mental em pacientes de idade avançada. Não sendo tratada, há acúmulo de líquido nos pulmões e ulcerações nos brônquios.
Para diagnosticar a doença, são necessários exames como ausculta dos pulmões e radiografias do tórax. Exames de sangue e catarro também podem ser solicitados, com o objetivo de identificar o agente causador da doença e buscar o tratamento mais adequado. Geralmente, antibióticos são receitados e, em alguns casos, é necessária a internação.
Por isso, a EMS preparou uma lista de hábitos que vai te ajudar a fugir desta doença. Confira abaixo e mantenha a sua vida mais azul: