Casos de Pneumonia Aumentam no Inverno
02/08/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde
  • inverno
  • pneumonia

A história se repete em todo inverno: quando a temperatura cai, o número de vítimas de pneumonia aumenta consideravelmente. Em todo o planeta, a inflamação pulmonar é uma das principais causas de morte entre idosos e crianças. Somente no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas foram internadas por conta da doença nos últimos três anos. 

O cenário é tão preocupante que o pesquisador Orin Levine, da renomada Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, lamenta o descaso das autoridades com o assunto. "A verdade é que muita gente não se dá conta de que esse é um problema de saúde de todas as faixas etárias e de todos os países do planeta", comenta Levine. 

A pneumonia é uma inflamação dos alvéolos pulmonares. A doença afeta pessoas de todas as idades,  que estejam com baixa imunidade, e pode se instalar quando há a inalação ou ingestão de bactérias que se proliferam na boca. Outra forma de contração é através da condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. 

Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração curta ou ofegante são alguns dos principais sintomas da pneumonia. Além disso, é possível haver confusão mental em pacientes de idade avançada. Não sendo tratada, há acúmulo de líquido nos pulmões e ulcerações nos brônquios.

Para diagnosticar a doença, são necessários exames como ausculta dos pulmões e radiografias do tórax. Exames de sangue e catarro também podem ser solicitados, com o objetivo de identificar o agente causador da doença e buscar o tratamento mais adequado. Geralmente, antibióticos são receitados e, em alguns casos, é necessária a internação. 

Por isso, a EMS preparou uma lista de hábitos que vai te ajudar a fugir desta doença. Confira abaixo e mantenha a sua vida mais azul: 

  • Não fumar ou beber exageradamente, alimentar-se bem, ter bons hábitos de higiene e realizar a manutenção do ar condicionado são medidas preventivas;
  • Gripes por mais de uma semana e febres persistentes são motivos de atenção. É necessário procurar auxílio médico diante deste quadro; 
  • Beba bastante líquido, em especial água ou sucos de frutas ricas em vitamina C, como sucos de laranja, sucos de acerola ou sucos de maracujá; 
  • Pratique atividades físicas regularmente; 
  • Durma em um quarto limpo e, se você for alérgico, troque a vassoura pelo pano úmido (evita que a poeira se espalhe);
  • Use umidificadores de ar ou toalhas molhadas à noite para aumentar a umidade do ar.