O tratamento para vítimas de derrame ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) costuma ser bastante complexo, mas uma pesquisa realizada recentemente aponta alternativas eficazes para a recuperação destas pessoas: a prática de acupuntura e o consumo de plantas medicinais chinesas.
O estudo, conduzido pela Sichuan Academy of TCM, analisou cerca de 200 pacientes que sofreram AVC divididos em quatro grupos. O primeiro deles recebeu acupuntura, ervas e fisioterapia padrão; o segundo, somente acupuntura; o terceiro, tratamento com ervas medicinais chinesas; e o quarto, somente fisioterapia.
Os pesquisadores constataram que a combinação de acupuntura, ervas e fisioterapia é significativamente mais eficaz no tratamento da disfunção pós-AVC do que utilizar somente a fisioterapia padrão. O levantamento também comprovou que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é seguro.
O AVC ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral, que fica sem a circulação sanguínea adequada. A EMS, é claro, preparou uma lista com os principais sintomas. Fique atento!