Com resultados animadores, a Faculdade de Medicina de Jundiaí estuda há cerca de um ano e meio o uso do vídeo game Nintendo Wii para tratar o Mal de Parkinson em pessoas idosas.
Dez idosos, na faixa etérea entre 65 e 85 anos mostraram estar menos expostos a quedas depois de fazerem 16 sessões de 40 minutos cada, de atividades como skate, malabarismo, corredeira, entre outros, utilizando o equipamento do Nintendo Wii Fit, que possui uma prancha com comandos sensíveis.
Esses tipos de atividades trabalham com as condições motoras, equilibro e percepção da mente; fatores coordenativos e cognitivos que são prejudicados pela doença.
Segundo o trabalho, liderado pela aluna do quinto ano de Medicina Luciana Maria Pires dos Santos, e orientado pelo geriatra José Eduardo Martinelli e pela psicóloga Juliana Cecato, os pacientes conseguiram aprender a maioria dos jogos, e apesar de terem habilidades limitadas pelo Parkinson as demandas cognitivas e motoras podem ser melhoradas com o treino, e com a ajuda da realidade virtual.
Novos voluntários estão sendo procurados para uma segunda fase de testes, e o trabalho, que faz parte da listagem dos projetos de iniciação científica da FMJ e da Escola Superior de Educação Física (também de Jundiaí), após concluído, será enviado para uma revista internacional especializada no assunto.