A água do mar tem poder cicatrizante. A TPM é mais intensa no verão. A Lua influencia no metabolismo. Algumas pessoas mais céticas podem não acreditar, mas a ciência comprovou que algumas destas sabedorias populares estão corretas.
A saúde do corpo, ao contrário do que muitos pensam, está bastante ligada ao ambiente em que vivemos. Evidências claras deste fenômeno estão relacionadas com mudanças nas estações do ano. A associação entre inverno e depressão, por exemplo, não é novidade para ninguém.
Cientistas já comprovaram que pessoas tendem a ser mais depressivas em locais onde a incidência de luz é baixa, principalmente nos países ao norte do globo. A grande verdade é que a sintonia entre corpo e ambiente afeta diretamente o nosso organismo. Sentir a energia da terra, respirar ar puro, banhar-se em águas sem poluição, promovem sensações de bem-estar por meio da liberação de determinados hormônios que descansam a mente e restabelecem o equilíbrio emocional.
Não é por acaso que a qualidade de vida de pessoas que moram nas grandes metrópoles tende a ser bastante inferior em comparação com quem vive em pequenas cidades. A vivência em ambientes altamente urbanizados, com pouca ou nenhuma integração com a natureza, produz efeitos negativos para o organismo.
A EMS preparou uma lista com as principais verdades e mentiras sobre esses ditados populares. Elas devem ser levadas em consideração na hora de cuidar da sua saúde em diversas épocas do ano. Preste atenção e siga as nossas dicas: