Alimentação Influencia no Sono
31/01/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde. alimentação
  • sono
  • cansaço
  • desnutrição
  • má nutrição

Para muitas pessoas o dia deveria ter mais do que 24 horas. Muitas vezes abraçamos mais trabalho e preocupações do que podemos dar conta ao longo do dia e cada vez mais realizamos tarefas simultâneas. Não é à toa que ficamos muito cansados e, à noite, tudo o que queremos é uma cama, mas mesmo exaustos, muitos não conseguem o devido descanso. Uma das principais causas para isso é a má alimentação.

Nosso organismo é uma máquina muito bem regulada, trabalhando em ciclos. Nós temos períodos de trabalho, de descanso e de alimentação. Toda vez que extrapolamos o limite entre esses ciclos, nosso corpo sente as mudanças e reage de formas distintas. Dessa forma, quando nos alimentamos mal, há grandes chances do nosso organismo responder com um alerta. Uma dessas respostas é a falta de sono.

Por exemplo, a ingestão frequente de alimentos pesados ou gordurosos próximo à hora de dormir pode estragar com o nosso descanso. É sempre bom evitar quando possível as carnes vermelhas, gordura, alimentos com creme ou muito queijo durante à noite. Por serem pesados, nosso corpo necessita de energia para metabolizá-los e o sono fica prejudicado com toda essa "agitação".

Outro grande inimigo do sono é a bebida alcoólica. Se ingerida com frequência, pode atrapalhar consideravelmente os ciclos de sono e pode levar a problemas mais sérios como insônia ou apneia. Uma pesquisa britânica mostrou que o álcool causa um desequilíbrio nos ciclos, levando-nos muito rapidamente ao sono profundo nas primeiras horas da noite, mas também pode fragmentá-los, nas últimas horas de sono. Assim, não alcançamos devidamente os estágios de REM (do inglês, rapid eye moviment), fase na qual nós sonhamos e realmente descansamos. 

Além desses, é preciso evitar à noite os alimentos "estimulantes", que contêm cafeína. Dentre eles podemos citar alguns chás, como o mate e o verde, o café, refrigerantes, chocolates e castanhas em geral, como nozes e amendoim.

Com tantas restrições, parece que não existem alimentos bons para serem ingeridos antes de se deitar, mas isso não é verdade. O grande segredo é comer alimentos leves e com poucas calorias não menos do que 30 minutos antes de dormir. Para melhorar seu descanso, separamos alguns dos alimentos que possuem substâncias que incentivam uma boa noite de sono. Confira quais são eles:

  • Grão de bico e couve. São boas fontes de magnésio, trabalhando para o relaxamento muscular e ajudando o corpo a ficar menos tenso;
  • Leite. É rico no aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo;
  • Banana. Uma das melhores fontes de triptofano; se ingerida com canela, os efeitos são potencializados;
  • Iogurtes. Como são à base de leite, também são ricos em triptofano.