Não é nenhuma novidade: realizar exercícios físicos é extremamente saudável. Mas uma dúvida ainda está presente na cabeça de grande parte das pessoas: qual é o horário ideal?
O assunto é mais um daqueles repletos de mitos. Algumas pessoas acreditam que irão emagrecer mais realizando exercícios em um determinado horário. Outras dizem que fazer atividades físicas momentos antes de dormir prejudica o sono.
Os especialistas explicam que, na verdade, não existe um horário considerado ideal. A questão já foi exaustivamente investigada e debatida pela ciência em diversos países, mas nenhuma grande vantagem ou desvantagem foi descoberta até o momento.
A recomendação é clara: o importante é realizar as atividades regularmente, seguindo as suas preferências pessoais. Pensando nisso, a EMS preparou uma lista sobre as especificidades do assunto. Confira:
Manhã
Quem pratica exercícios físicos logo pela manhã tem a grande vantagem de acelerar o organismo no início do dia, despertando rapidamente para as atividades cotidianas. Por outro lado, é preciso ter cuidado com a alimentação: não comer antes do treino pode causar enjoos, fraqueza e mal estar.
Tarde
Pessoas que praticam atividades no final da tarde têm mais disposição e força. Diversos fatores metabólicos intensificam a potência física neste períodos. No entanto, essa vantagem do treino vespertino só se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, ou seja, não valem para atividades como corrida e ciclismo.
Noite
A grande vantagem de realizar exercícios no período da noite é a temperatura que, amena e agradável, oferece mais disposição e a possibilidade de uma ótima noite de sono logo após o treino. Mas também é preciso ficar atento à alimentação: grandes refeições antes de dormir aumentam o estoque de energia na forma de gordura.