Síndrome da Pressa é mais Comum do que se Imagina
28/01/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde. stress. bem-estar
  • síndrome da pressa
  • estresse

Você se acha uma pessoa apressada? Se há alguma dúvida, faça um teste simples. Num dia corriqueiro preste atenção em seu próprio comportamento enquanto espera numa fila de banco, ou mesmo durante um trânsito carregado - qualquer situação que exija, acima de tudo, autocontrole e paciência. Se for muito difícil se manter calmo e os ânimos se exaltarem facilmente em situações como essas, cuidado, você pode estar sofrendo da Síndrome da Pressa.

Cerca de 33% dos brasileiros a possuem, segundo dados do International Stress Management Association no Brasil, o ISMA-BR. São pessoas imediatistas, que não podem esperar um minuto sequer, ou acham que todo o seu planejamento diário está indo por água abaixo. Geralmente essas pessoas são inquietas e demonstram alto índice de ansiedade e angústia. 

A síndrome não chega a ser classificada como uma doença, mas é uma condição que altera consideravelmente o comportamento das pessoas e que, se não for tratada, pode ser porta de entrada para problemas mais graves no futuro. No limite, a síndrome pode desestabilizar as relações sociais de um indivíduo. O grau de ansiedade é tanto que ele não consegue se relacionar mais com pessoas, aumentando seu sentimento de rejeição e de solidão. Num ambiente profissional, a alta cobrança por produtividade pode acarretar em respostas negativas frente a um fracasso. A somatória dessas situações pode fazer com que a pessoa mergulhe em depressão ou possa ter problemas cardiovasculares anos à frente. 

O "ser apressado" é fruto da vida urbana. Trabalhamos cada vez mais e aproveitamos as pequenas coisas cada vez menos. Uma pesquisa da consultoria Radicati Group demonstrou que uma pessoa comum pode receber mais de 100 e-mails diários, responde ou envia mais de 50 deles, mesmo fora do escritório. E a estimativa é que o fluxo de mensagens aumente ainda mais, cerca de 30% até 2014. Dessa forma, o trabalho e o descanso não mais estão separados como antes e as pessoas cada vez mais ficam ansiosas e apressadas.

A mudança de rotina é a forma mais eficaz de amenizar e extinguir a Síndrome da Pressa. Dentre alguns pontos, é preciso eliminar do dia a dia a cafeína, o cigarro e praticar exercícios como respiração abdominal e relaxamento muscular. A EMS separou as seguintes dicas:

  • Organize-se. Durante o dia, é preciso estabelecer o que é realmente de urgência, passe adiante o que puder; evite interrupções quando estiver fazendo algo importante;
  • Alimentação. Coma alimentos saudáveis e leves, evite açúcar e cafeína em excesso; almoce com calma;
  • Durma bem. Ao se sentir cansado, não lute contra o sono e a fadiga, mas descanse para ter mais energias;
  • Relaxamento. Preste a atenção se os ombros ou o maxilar estiverem tensos e tente relaxá-los; ao sentir-se pressionado respire fundo e pausadamente.