Fraqueza, fadiga e indisposição. Há momentos durante a semana em que nos sentimos sem forças. Esse cansaço passageiro acontece quando esgotamos as energias do corpo e, nessas horas, duas coisas são essenciais: descanso e boa alimentação. Mas existem desordens em nosso organismo que são mais difíceis de serem detectadas, porque seus sintomas não são graves de início. É o caso da anemia, o principal desequilíbrio que pode acontecer no sangue, somente confirmada por meio de exames laboratoriais.
A anemia se caracteriza pela diminuição da concentração de hemoglobina, um elemento que dá cor aos glóbulos vermelhos, em decorrência da carência de um ou mais nutrientes no corpo. Existem vários tipos de anemia, mas a mais comum delas, em torno de 90% dos casos, advêm da deficiência de ferro no organismo, a chamada Anemia Ferropriva. A falta da hemoglobina pode deixar a pessoa com uma expressão pálida e apática. É preciso lembrar que somente este sintoma não é confiável para atestar que alguém está com anemia, como é comumente feito. Reforçamos que a doença só pode ser constatada por meio de exames de laboratório.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio que vem dos pulmões para os tecidos irrigados pelo sangue. Dessa forma, os casos mais graves de anemia podem causar insuficiência respiratória e, nos idosos, pode resultar em alguma falha cardíaca. A anemia não escolhe gênero nem idade, qualquer um pode ter se tiver uma alimentação desequilibrada. Existem, no entanto, alguns grupos de pessoas em que o risco de contrair a doença é maior, que é o caso de mulheres em período de amamentação, de crianças em seus primeiros anos de vida e idosos.
É essencial incluir na dieta alimentos ricos em ferro para a prevenção da doença. Em geral, o aproveitamento dessa substância pelo corpo é maior em alimentos de origem animal, principalmente nas carnes. Vegetais folhosos de cor verde-escura, como a couve, e algumas leguminosas, como feijões, grão-de-bico e lentilha, são também ótimas opções para cobater a anemia. E ainda existem nos supermercados produtos enriquecidos com ferro, como farinhas de trigo, cereais matinais e outros. Em caso de algum sintoma de fraqueza ou cansaço, desatenção e sonolência constante, procure um médico. Somente ele poderá dizer exatamente qual é o problema e qual o melhor tratamento.