Cálcio é Crucial para a Saúde em Todas as Etapas da Vida
17/10/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • osteoporose
  • ossos
  • cálcio

Entre todos os componentes que o organismo humano absorve ao longo da vida, o cálcio certamente é um dos mais importantes. Indispensável para fortalecer os ossos e os dentes, o mineral também está presente no sistema circulatório, auxiliando na coagulação e trabalhando junto ao fósforo para melhorar o equilíbrio da pessoa. Mas o cálcio não é conhecido apenas pelos seus benefícios, e a deficiência dele pode causar doenças com sérias consequências, como a osteoporose.

A sabedoria popular das mães sempre pregou às crianças: é preciso comer para ficar forte e saudável. Não é para menos que entre os alimentos mais recomendados aos pequenos está o leite e seus derivados, como o iogurte. Isso porque, nesses alimentos, podemos encontrar as reservas de cálcio necessárias para o corpo. E para validar ainda mais o velho conselho, os especialistas afirmam que jovens em fase de crescimento devem ingerir mais quantidades de cálcio do que uma pessoa adulta. A falta de cálcio na infância pode resultar, por exemplo, em doenças como o raquitismo.

Esta condição se dá também por causa da ausência da vitamina D, que no fim das contas atua no organismo para melhorar a sua absorção do cálcio. Já após os 50 anos, outro momento em que é necessário muita atenção com a saúde, a ausência de cálcio no organismo aumenta as chances de se ter a osteoporose e, consequentemente, eleva os riscos de fratura, por sua atuação silenciosa no organismo. Além do fortalecimento dos ossos, o cálcio traz vários outros benefícios para a saúde. O mineral auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos. Presente na corrente sanguínea, também ajuda a regular os batimentos cardíacos, no processo de coagulação e a combater a hipertensão.

Um recomendação simples, perfeita para quem quer evitar problemas de saúde. E para você que se animou e pretende mudar os seus hábitos, selecionamos alguns alimentos que são fontes de cálcio, além do leite e seus derivados. Veja as dicas:

  • 1 xícara de couve - 358mg
  • 100g de sardinha - 196mg
  • 1 unidade de laranja média - 54mg 
  • Uma pequena porção de amêndoas - 94mg
  • 100g de cenoura - 56mg