Como Evitar a Obesidade
29/05/2015
COMPARTILHE
TAGS
  • Obesidade
  • obesidade infantil
  • evitar obesidade infantil
  • sobrepeso infantil
  • alimentação infantil
  • refeição da criança

É importante ensinar bons hábitos alimentares para as crianças. Assim já começam a explorar novos sabores, criam bons hábitos e evitam muitas doenças.

Oferecer uma alimentação saudável nem sempre é fácil. É preciso paciência para conseguir mudar hábitos, e é importante não desistir, pois a prática pode evitar muitos problemas futuros.

Você pode começar criando uma rotina com cinco ou seis refeições ao longo do dia, em locais e horários pré-definidos. Fracionando dessa forma, você diminui o volume de alimento ingerido nas principais refeições.

Não tem muito tempo de separar os lanches? Busque sempre ter alimentos saudáveis ao alcance das crianças. Se ela sentir fome, poderá comer legumes, frutas, verduras, saladas, iogurtes, cereais ou sucos naturais (de preferência, sem adição de açúcar).

Evite refeições em frente à televisão ou computador. Fast-foods também devem ser evitados ao máximo, e se possível, com opções mais saudáveis (como trocar refrigerante por suco).

Guloseimas não devem ser proibidas, mas sim controladas. Não as deixe ao alcance das crianças e as ofereça em pequenas porções. Salgadinhos, frituras, refrigerantes e doces devem ser limitados a uma vez na semana. Lembre-se também de não usar essas guloseimas como recompensas.

Na hora de fazer as compras, deixe que eles te ajudem a montar um cardápio saudável. Aproveite e opte por produtos integrais e saladas (elas podem ser incrementadas com kani kama, atum e queijos magros).

Entre junto na "dieta". Uma boa alimentação faz bem para a família toda, e com mais incentivo, fica mais fácil promover essas mudanças.

Elogios são sempre bem vindos. Cada pequena mudança já faz uma grande diferença. O acompanhamento médico e de nutricionista também é recomendado, assim a família toda se mantém saudável.