Como os Adesivos de Nicotina Funcionam?
13/08/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • cigarro
  • tabagismo
  • nicotina
  • abstinência do cigarro
  • fumo
  • não fumar mais

Os adesivos de nicotina são utilizados como recurso da chamada TRN - Terapia de Reposição de Nicotina, pois fornecem ao paciente que está largando o cigarro, pequenas doses da substância que causa o vício (nicotina).

O objetivo é reduzir a crise de abstinência, retirar a nicotina aos poucos do organismo e auxiliar no processo de abandonar o cigarro. Este tipo de adesivo é o mais usado pela facilidade de aplicação, também por apresentar menos efeitos colaterais e desagradáveis.

 

Indicação

Geralmente é indicado quando a pessoa é diagnosticada com um alto nível de dependência, depois de realizado o chamado Teste de Fagerström, ou ainda quando existe histórico de síndrome de abstinência.

O adesivo deve ser colocado sobre a pele, em qualquer parte do corpo que não esteja coberta de pelo, sua estrutura libera nicotina sem interrupções por 24 horas, ajustando o pico de absorção entre quatro e nove horas depois do contato com a pele do usuário.

 

Atenção com o uso

Atenção! A maioria das indicações pode variar de dois a três meses, período este que pode mudar dependendo do grau de dependência. Cada adesivo possui uma quantidade de substância como 21, 14 e 7 mg.

As quantidades de nicotina são controladas ao longo do dia, através do próprio mecanismo do adesivo, equilibrando assim, as doses a serem absorvidas pelo organismo.

A Terapia de Reposição de Nicotina pode poupar o usuário fumante, de estar em contato com as outras substâncias nocivas, como o alcatrão. Em algumas pessoas, o uso do adesivo pode causar alergias na superfície da pele, já que se trata de um adesivo cutâneo.

É importante alertar que o uso do adesivo deve ser avaliado pelo médico, conforme a tolerância à síndrome da abstinência, sendo necessário ser considerado caso a caso.