A memória registra informações e as mantém sempre arquivadas para consultarmos quando preciso. Esquecer onde colocou o celular ou onde anotou um endereço é normal, mas é preciso ficar atento se isso é recorrente.
Cerca de 70% da população se queixa de algum problema de memória, mas às vezes a culpa é da falta de atenção.
Como todo processo de arquivamento, a memória também exige atenção e utiliza os cincos sentidos para captar informações necessárias para o registro, porém, se durante o processo ocorrer alguma falha, algum dado poderá se perder, causando o famoso esquecimento. Para absorver tudo, a memória segue uma sequência de tarefas: Atenção, Registro, Armazenamento, Consolidação e Lembrança.
Podemos classificar a memória em duas formas.
- Conforme a duração da informação
Memória de trabalho: geralmente é utilizada para armazenar um número de telefone enquanto estamos discando, por exemplo;
Memória recente: quando o cérebro armazena a informação que pode ser mantida por horas e dias;
Memória de longa duração: lembrança de episódios do passado.
- Conforme o conteúdo da informação
Memória prospectiva: capacidade de lembrar o que deve ser feito no futuro;
Memória verbal: lembrança de eventos que envolvem letra de música, por exemplo;
Memória visual: capacidade de lembrar figuras e imagens.
Por que esqueço algumas coisas?
Geralmente os problemas de memória aparecem depois dos 60 anos. Para a população mais jovem, algumas falhas e esquecimentos acontecem devido a distúrbios de sono ou falta de atenção. A atenção é uma das funções mentais mais prejudicadas nos casos de quadros de estresse, ansiedade e depressão.
Como manter a memória sempre ativa?
Manter a memória afiada requer treinamento desde cedo. Ler livros, jornais, participar de debates e expressar a opinião são exercícios saudáveis, pois o cérebro funciona de maneira ativa quando existe uma atividade. Reunimos algumas dicas:
Para complementar, alguns alimentos fazem bem à saúde da memória. Um dos nutrientes necessários para manter o cérebro ativo é o ômega 3. Encontrado em alimentos como:
A saúde da sua memória depende de cuidado e atenção. Por isso, se aparecer qualquer sintoma recorrente, consulte seu médico especialista.