Nova norma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá elevar o percentual mínimo de suco de fruta nos néctares de uva e laranja (sucos vendidos nos supermercados, em caixinhas e vidro). As novas regras impostas têm o objetivo de tornar claro a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta de cada bebida.
A partir de Dezembro (12/12/2014) todas as bebidas como suco, chá, refrigerante e sólidos e líquidos preparados deverão especificar em seu rótulo a quantidade de cada componente utilizado.
Medidas que fazem bem à sua saúde
As alterações nas embalagens visam informar e conscientizar a população sobre o que está consumindo. Outro ponto é que a partir de 31 de Janeiro de 2015, os fabricantes deverão aumentar a quantidade mínima de suco nos néctares de laranja e uva, que passará para 40%.
Esta medida atende a um pedido dos produtores de frutas e em Janeiro de 2016, a quantidade subirá para 50%.
A informação detalhada destes ingredientes é importante para o consumidor fazer uma compra com mais esclarecimento, ciente do que está consumindo.
O que você consome?
Algumas bebidas preparadas industrializadas contêm tanto açúcar que pode ser comparado a um refrigerante. Por isso o alerta no perigo de consumir sem moderação, principalmente as crianças.
A partir de Dezembro você encontrará nas prateleiras:
Sucos: deverão ser 100% de suco integral sem aditivo químico
Néctar de Fruta: contém 40% de polpa de fruta misturado com água potável + açúcar e aditivos
Refresco: menos de 20% de suco natural, misturado com água + aditivos como corantes e aromatizantes
O chamado de atenção é para o consumo sem moderação de bebidas que contém alto teor de açúcar. Alimentos ricos em açúcar e sal, contribuem para o aumento do peso e a taxa de obesidade da população. Por isso, o ideal é manter uma dieta balanceada - rica em alimentos naturais - combinada a um estilo de vida saudável.