O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que se alocam nos rins ou em qualquer outro órgão do trato urinário. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema afeta 15% dos homens e 8% das mulheres no mundo todo.
O Centro de Referência da Saúde do Homem, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou um estudo que mostrou que o número de atendimentos a pacientes com cálculo renal, aumenta na ordem de 30% nos meses mais quentes do ano.
Os pesquisadores afirmam que devido as altas temperaturas típicas desta época do ano, as pessoas transpiram mais e não se hidratam adequadamente. Outro fator pode influenciar este aumento: o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio por exemplo.
Conhecido popularmente como pedra no rim, existem quatro tipos que se diferenciam quanto a sua formação.
Cálculos de cálcio
É o tipo mais comum e ocorre com mais frequência em homens, no geral entre 20 e 30 anos. Ocorre quando o cálcio combina-se com outras substâncias, como o oxalato, o fosfato ou o carbonato para formar a pedra.
Cálculo de cistina
Ocorre em pacientes com uma doença renal hereditária, chamada cistinúria.
Cálculos de Estruvita
A prevalência se dá em mulheres com infecção urinária.
Cálculos de ácido úrico
Geralmente ocorre em pacientes que perdem muito líquido, além de fatores genéticos que podem contribuir para o surgimento deste tipo de pedra no rim.
Fatores de risco
A formação das pedras acontece quando a urina apresenta grande quantidade de substâncias como cálcio, oxalato e ácido úrico, as quais se aglutinam e formam os pequenos cristais. Alguns fatores de risco podem contribuir para o aparecimento do problema são:
Recomendações
A mudança de hábitos pode manter a sua saúde melhor. O ideal é consumir mais água para prevenir o cálculo renal. A recomendação é ingerir de 2 a 3 litros de água ao longo do dia. Para quem pratica atividades físicas, deve-se beber cerca de 600ml de água a cada 40 minutos de exercícios.
Reunimos algumas dicas para prevenção e manutenção da saúde.
Cuide-se sempre, pois cultivar bons hábitos melhora a qualidade de vida e mantém o corpo sempre saudável.