O que é o soluço? Trata-se de uma contração involuntária e espasmódica do diafragma. A contração favorece a inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, por isso ouvimos aquele som característico de "hic". É natural soluçar e os sintomas desaparecem em alguns minutos.
O gatilho causador do soluço é desconhecido, mas envolve as vias neurológicas formando o chamado arco reflexo. As vias contemplam o diafragma e o nervo é responsável pela inervação de grande parte das funções digestivas, denominado de vago. Especialistas não definem qual a importância fisiológica do soluço, mas se acredita que tem relação com atividades respiratórias antes do nascimento.
Os episódios de soluço são divididos em categorias, de acordo com a duração:
Estudos apontam que mais de 200 casos de soluços da categoria persistente e intratável, apresenta-se em idosos do sexo masculino.
Tratamento
Soluçar esporadicamente é normal, o problema é quando os episódios se repetem com muita frequência. A necessidade de avaliação começa quando acontecem os soluços persistentes por mais de 48 horas. A orientação é procurar um médico para a realização de uma anamnese minuciosa e exames complementares como: ressonância magnética, broncoscopia, endoscopia, entre outros.
A preocupação dos médicos é que o soluço esteja relacionado a alguma doença, por isso o diagnóstico deve ser precoce para o tratamento ser eficaz.
Como parar o soluço?
Atualmente já existem tratamentos alternativos que registram resultados positivos, como a terapia de hipnose e até a acupuntura. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica para bloquear o nervo frênico e implantar um marca-passo respiratório - que ainda está em fase de estudo. É fundamental perceber os sinais e procurar o médico no caso de sintomas persistentes. Cuide da sua saúde com carinho.