Notícias mostram que o cacau pode acabar no mundo até 2020, já que os maiores produtores do mundo, situados na África, estão deixando de plantar o fruto por causa da seca. Além disso, o consumo de cacau no mundo aumentou muito, ou seja, a demanda, pouco a pouco, está caminhando para ser maior do que a oferta.
É possível que você conheça alguém que se diz viciado em cacau. No entanto, especialistas afirmam que ficar sem o precursor da serotonina - substância que causa o bem-estar, excitação e euforia - só gera um incômodo e nada mais.
Pessoas que sofrem de enxaqueca podem se prejudicar com o consumo, já que ele pode desencadear as crises. Por outro lado, quem come chocolate diariamente pode sentir dores de cabeça se parar abruptamente, e isso acontece pela falta da cafeína.
Diferente de outros vícios, o cacau não gera abstinência química, apenas psicológica. Os chocólatras que se sentem prejudicados com o vício, podem sim, recorrer à terapia ou adicionar alimentos a sua dieta que gerem a mesma sensação, como banana, espinafre, ovo, pimenta, alface, leite, laranja, aveia, castanha e arroz integral.