Menos sono, Mais fome
27/09/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • sono
  • dormir
  • fome
  • calorias
  • necessidade energética

Pessoas que dormem apenas 4 horas por noite tendem a ingerir mais calorias no dia seguinte, segundo mostrou um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Ainda não foi comprovado se é a falta de sono que leva à obesidade ou vice-versa. É indiscutível, porém, que este é mais um indício de que uma boa noite de sono pode ajudar a evitar doenças relacionadas à obesidade, como o diabetes, por exemplo.

O estudo foi realizado com homens e mulheres com idade entre 30 e 45 anos, com peso e tempo de sono regulares. Em laboratório, os voluntários foram privados de dormir mais do que 4 horas por dia e depois de alguns dias nessas condições, poderiam escolher o que queriam comer. Os valores nutricionais de cada alimento escolhido foram recolhidos pelos pesquisadores, que observaram que tanto homens quanto mulheres escolheram alimentos mais ricos em proteínas e gorduras. Esse é um comportamento natural, segundo os pesquisadores, para tentar rapidamente repor as energias que não foram bem recuperadas com o sono.

A longo prazo, a pessoa adquire hábitos que facilitam a interrupção do sono em busca de outro tipo de reposição pelos alimentos. Quem dorme pouco tem sua capacidade cognitiva afetada por esses impulsos e, no fim, isso influencia na escolha do alimento que será consumido. As calorias consumidas em casos como este tendem a se acumular no organismo, como opções de estoque de energia. Isso porém é um acúmulo desnecessário de gordura que mais adiante pode causar doenças como a diabetes do tipo 2, a mais comum em pessoas acima de 40 anos (veja mais - linkar texto diabetes).

A correria do dia a dia e o estresse podem resultar em noites mal dormidas. Por isso, estar sempre alerta com sua dieta diária e hábitos saudáveis podem ajudar a dormir melhor. Separamos dicas importantes para quem quer ter uma ótima noite de sono:

  • Ingerir bebidas com cafeína: muitos sabem que tomar café logo antes de dormir atrapalha e muito o sono; o que poucos sabem é que o famoso "chá da tarde" pode conter porções de cafeína que influenciam na hora do sono, dependendo da pessoa;
  • Evite alimentos pesados: se você teve noites seguidas com pouco sono, tente fazer uma refeição mais leve antes de dormir. O estômago cheio pode atrapalhar um bom descanso;
  • Banho mais cedo: se você é daqueles que gosta de um bom banho quente antes de dormir, tente adiantar; elevações de temperatura corporal antes de dormir podem ser mais prejudiciais do que benéficas ao sono.