O dia a dia contemporâneo traz novos modelos de família, com as mulheres trabalhando e os homens em casa, ou ambos realizando as duas atividades durante o dia inteiro. Mesmo assim, o momento da gestação é um dos mais esperados na vida de muitos casais. O que poucos levam em consideração é que os maus hábitos influenciam sim na gravidez da mulher e algumas doenças podem causar até mesmo infertilidade.
O primeiro fator que deve ser levado em consideração é a idade. Os casais preferem pensar na carreira antes dos filhos. Muitos se preocupam em ter uma vida estável antes, porém o organismo tem seus limites. Casais saudáveis abaixo de 30 anos têm de 25 a 30% de chances de engravidar, enquanto casais com idade acima dos 40 têm apenas 10% ao mês. Outro problema é o estresse.
O cotidiano, hoje, é estressante, mas muitas vezes não levamos em conta que isso possa se refletir no organismo, de diversas formas. A falta de sono e o nervosismo podem influir na regularidade do ciclo menstrual. Por isso, é indicado cuidar do bem-estar e fazer exercícios regularmente. Não podemos também exagerar. Exageros sempre têm suas consequências. Mulheres muito magras têm dificuldade para engravidar, pois o peso influi na ovulação. O índice de massa corpórea muito abaixo do saudável pode atrasar a gravidez. E isso acontece muito com quem se exercita demais em busca de resultados rápidos. Também não é motivo para sair comendo muito.
Mulheres muito acima do peso podem apresentar problemas no ovário que dificultam a gravidez. Além disso, é preciso estar de olho nas doenças, como infecções no ovário ou a endometriose, uma das principais causas de infertilidade hoje em dia. É necessário destacar que um casal só é considerado infértil após um ano de tentativas consecutivas, com acompanhamento médico. Nunca deixe de fazer os exames regulares com seu ginecologista ou seu urologista.