Refrigerante: uma Bomba Calórica
05/10/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • Refrigerante
  • mais saúde
  • coca-cola
  • açúcar
  • calorias

Depois que Nova Iorque instituiu uma polêmica lei vetando a venda de refrigerantes de tamanho superior a 473 ml, o New England Journal of Medicine publicou estudos associando bebidas com altas taxas de açúcar à obesidade. É inegável que o refrigerante é uma bomba calórica, mas para muitas pessoas é extremamente difícil substituir a bebida por outra opção mais saudável. As consequências, no entanto, podem ser graves.

Os americanos são conhecidos em todo o mundo pelo alto consumo de refrigerantes, principalmente, dos tamanhos exagerados. É claro que seria inconsequente culpar apenas os refrigerantes por toda a obesidade na América do Norte, porém, o papel deles no aumento dos números é real. Segundo especialistas, um refrigerante de cola com tamanho médio possui 200 calorias, enquanto um copo grande, de 590 ml, tem 240 calorias.

Se levarmos em conta uma pessoa que ingere um copo por dia, a diferença no ano é de 14.600 calorias, o equivalente a 70 barras de chocolate ou, ainda, açúcar suficiente para presentear o corpo com 1,8 kg. Hoje, 35% dos norte-americanos estão acima do peso. Os estudos publicados no New England Journal of Medicine, que analisou os hábitos de 33 mil pessoas, mostram que aqueles que tomam bebidas com alto teor de açúcar todos os dias têm mais predisposição genética para engordar.

Para quem toma refrigerante uma vez por mês, essa relação é menor, o que comprova que o hábito pode aumentar o risco genético de obesidade. Devemos lembrar que não são apenas os refrigerantes que possuem alto teor de açúcar. Bebidas industrializadas como sucos, também são perigosas. Enquanto o refrigerante de lata (350 ml) possui o equivalente a três colheres e meia de açúcares, um suco industrializado possui quatro colheres em sua composição. Mesmo assim, o perigoso hábito prevalece em muitos. Pior ainda, quando se decide pela troca, vêm os refrigerantes diet/light. Não se engane. A real diferença está nas bebidas como água, sucos naturais sem adição de açúcar, ou, para aqueles que gostam de bebidas gaseificadas, água com gás, com fatias de alguma fruta para saborear.