Melasmas são manchas escuras na pele do rosto, braços e colo, conhecidas como "manchas de gravidez" ou cloasmas. Mas não ocorrem somente na gravidez, embora as alterações hormonais dessa fase possam desencadear o surgimento.
Afetam principalmente mulheres, mas também podem aparecer nos homens.
Não há uma causa definida, mas alterações hormonais como gravidez, uso contínuo de anticoncepcionais, predisposição genética e exposição solar são fatores de risco.
Geralmente aparecem manchas mais escuras do que a pele com formatos irregulares. As pessoas costumam relacionar seu aparecimento a cremes, procedimentos de depilação ou calor, mas essas atividades não tem nenhuma relação com o surgimento do melasma.
Tratamento
Os tratamentos variam de acordo com a intensidade da macha, tipo de pele e condição da pessoa, mas sempre envolvem hábitos de proteção contra a luz do sol. Existem procedimentos de clareamento e medicamentos, embora o tratamento sempre alie um conjunto de fatores para impedir o aumento do melasma e para clarear.
Existem cremes, tratamentos a base de peelings, laser e luz intensa pulsada.
O dermatologista é o profissional indicado para avaliar cada caso e orientar o melhor tratamento. O que funciona para um paciente pode não funcionar para outros, pois a resposta ao tratamento depende de cada organismo, mas em geral, bons resultados podem ser obtidos em cerca de dois meses.
O tratamento também pode variar conforme as estações do ano.
É preciso destacar a importância da proteção contra os raios solares na prevenção das manchas e outros problemas, como o câncer de pele. E para quem já tem o melasma, a proteção é ainda mais importante, pois a mancha pode piorar. Peles sensibilizadas por problemas ou tratamentos carecem sempre de maior proteção.