O bruxismo é o nome que se dá para o ato de apertar os dentes, morder com força, de forma inconsciente ou dormindo. É mais comum durante o sono.
Essa pressão sob os dentes é ruim porque além de causar dores na face e pescoço, pode prejudicar os dentes e causar problemas nos ossos e articulações, como ATM.
O bruxismo afeta cerca de 15% das crianças, e homens e mulheres de maneira igual. Quando a pessoa também faz pressão nos dentes durante o dia, o problema recebe o nome de briquismo.
Sintomas
O sintoma mais comum é a dor de cabeça. A compressão exagerada dos dentes pode prejudicar os vasos sanguíneos da raiz, afetando os nervos, nos casos mais graves, até a necrose.
Dor no pescoço, no rosto, estalos ao abrir e fechar a boca, sono ruim, zumbido no ouvido, são outros sintomas. É possível que a intensidade do bruxismo varie conforme a noite.
Com o tempo, se o problema não for diagnosticado, os sintomas podem piorar:
Causas
Existem razões físicas e psicológicas que provocam o distúrbio. Veja as possibilidades:
Tratamento
É difícil alguém notar o bruxismo, sem que tenha sido alertado por um profissional de saúde ou visto por alguém enquanto dormia. A polissonografia é um exame que mostra o bruxismo, além de outros que podem indicar.
Não existe porém, um único tratamento eficaz. O ideal pode ser tratar a causa do problema, quando for de origem física, como o refluxo. Nos casos de ansiedade e problemas psicológicos, medicamentos para esse fim podem ajudar. O indicado realmente são as placas entre os dentes, as placas interoclusais, que podem ser rígidas ou flexíveis, moldadas de acordo com a arca dentária. As placas protegem os dentes e reduzem o atrito na boca, apesar de não curar o distúrbio. Aparelhos também podem ser indicados.
Orientações gerais
Consulte seu dentista!