Todo início de ano é marcado por uma onda de otimismo. O velho ditado popular "ano novo, vida nova" é apropriado por muitas pessoas, principalmente aquelas que decidem renovar alguns pontos de sua vida, e esse comportamento é extremamente bom e revigorante para enfrentar os problemas corriqueiros que nos afligem. Pessoas bem-humoradas e otimistas conseguem encarar melhor desafios e são mais agradáveis às pessoas que fazem parte de sua roda de convívio. Para entrar nesse início de ano com alegria e disposição, separamos dicas para manter o humor e o otimismo em alta ao longo do ano.
Estresse e depressão são dois grandes males do cidadão moderno. Mesmo com diversos alertas, há momentos em que somos envolvidos pelo dinamismo do nosso cotidiano e, quando vemos, estamos nos preocupando demais com os problemas, nossas forças se esgotam e nos sentimos mais tristes, solitários, incapazes. A magia do final do ano está justamente em renovar as esperanças em uma vida melhor, afinal, ainda há um ano pela frente.
Sabemos que corpo e mente devem andar em conjunto e em harmonia, e alguns estudos já apontam a relação entre o humor e a saúde. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, por exemplo, demonstrou que pessoas felizes e mais otimistas têm menos chances de adquirir doenças cardíacas. Essas mesmas pessoas se mostraram ainda mais aptas a manterem hábitos saudáveis.
Se levarmos em conta o aspecto comportamental, uma pessoa bem-humorada consegue lidar melhor com os empecilhos que a vida nos impõe de vez em quando, sem se estressar de forma exagerada. Sendo mais descontraídos, podemos encarar os problemas com otimismo e sem cobranças acima de nossos limites. Essas atitudes, como consequência, influenciam positivamente nossos relacionamentos.
Do lado fisiológico, estudos mostram que o bom humor, assim como a prática de atividades físicas, está associado à liberação de um neurotransmissor associado ao bem-estar, a endorfina. Enquanto isso, viver sob pressão e de forma negativa pode liberar substâncias como a adrenalina e os corticosteróides, que ao serem produzidas de forma intensa e contínua provocam a queda da imunidade.
Aproveitando esta passagem de ano, queremos melhorar sua autoestima, humor e bem-estar. Por isso, a EMS separou diversas dicas para iniciar o ano com alegria e saúde, deixando de lado o estresse e a depressão! Confira: