Especialistas canadenses desenvolveram um exame inédito, capaz de prever as chances de uma mulher grávida, que sofre de contrações precoces, ter um bebê prematuro. Aproximadamente 5% das grávidas começam a ter contrações, antes mesmo de completar 37 semanas e dão à luz em até 10 dias, de acordo com dados da pesquisa publicada na revista científica PlosOne.
Panorama atual
Atualmente as mulheres que sofrem contrações antes da hora, não conseguem prever se estão prestes a entrarem em trabalho de parto e se terão ou não bebês prematuros. Em determinados casos, os médicos realizam exames, porém estes testes não podem ser considerados 100% assertivos.
Como funciona o exame?
O exame desenvolvido pelos pesquisadores do Mount Sinai Hospital, em Toronto, obteve um resultado muito positivo e foi capaz de prever partos prematuros em 70% dos 150 casos analisados.
Segundo o cientista responsável pela pesquisa, Stephen Lye, o exame de sangue se baseia na busca por marcadores genéticos ligados ao parto.
"Os dados indicam que marcadores no sangue de mulheres com contrações antes da hora, são capazes de indicar as chances de elas darem à luz prematuramente ou não", afirma.
A grande novidade é que estes resultados trarão muitos benefícios para as mães e para todo sistema de saúde. A previsão para estar disponível no mercado é de aproximadamente cinco anos, antes será testado em um hospital em Toronto.