Se você é ansioso, é bom ficar bastante atento. Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Harvard, uma das mais renomadas instituições dos Estados Unidos, constatou que a ansiedade é capaz de acelerar o processo de envelhecimento do ser humano.
O motivo é simples: quanto maior o nível de ansiedade, menor é o tamanho dos telômeros - estrutura do DNA associada a duração da vida e à boa saúde. Os especialistas também descobriram que, quanto menor o telômero, maior a chance de doenças associadas ao envelhecimento.
Para checar a essa conclusão, o estudo analisou amostras de sangue de cerca de 5 mil mulheres com idades entre 42 e 69 anos, medindo o comprimento de todos os telômetros. Os participantes também foram submetidos a perguntas relativas aos níveis de ansiedade no cotidiano.
Pela primeira vez na história da medicina, uma pesquisa estabeleceu conexões entre uma forma comum de estresse psicológico (ansiedade) e o envelhecimento prematuro. Por isso, nós preparamos uma lista com várias recomendações para uma vida mais tranquila. Confira: