O número de idosos não para de crescer no Brasil. Dados do último Censo apontam que a população de pessoas na terceira idade aumentou quase 5%. Os índices chamam a atenção para um problema bastante preocupante: os casos de fraturas relacionadas à osteoporose podem aumentar em mais de 30% nos próximos anos.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que apresenta os seus sintomas geralmente após a primeira fratura. Cerca de 10 milhões de brasileiros têm a doença, em sua maioria, mulheres após a menopausa. Os ossos ficam frágeis por causa de uma deficiência de cálcio e podem ser fraturados mesmo em quedas sem gravidades. Para se prevenir, o idoso precisa praticar exercícios leves regularmente, a fim de melhorar a circulação, treinar o equilíbrio e fortalecer a musculatura.
É essencial estar sempre em movimento, além de ter um acompanhamento médico constante para estabilizar todos os sintomas da doença. Mas mesmo com esses cuidados pessoais, dificilmente lembramos que a nossa casa pode ser o grande perigo. Passar entre os móveis, subir uma escada e andar por corredores com baixa iluminação pode ser fácil para os mais jovens, com os sentidos mais apurados, no entanto, para os idosos, isso não é trivial. Nesse ponto, um descuido pode ser grave.
Pequenas adaptações em casa são eficientes para prevenir as quedas. Separamos algumas dicas úteis para proteger aqueles que mais amamos. Confira abaixo: